Cerca de 40 agentes comunitários de saúde e agentes de endemias de Ponta Grossa participaram, nesta semana, de um curso de capacitação para facilitadores em saneamento. Promovido por meio de parceria entre a Sanepar e a Gerência de Atenção Primária da Fundação Municipal de Saúde, o curso visa preparar multiplicadores de informações relativas à importância do saneamento básico para a saúde das pessoas e para o meio ambiente.
As medidas de saneamento e suas disposições sobre o abastecimento de água tratada e de esgotamento sanitário estão determinadas no Código de Saúde do Paraná, que considera as obrigações não só dos entes governamentais, mas também das pessoas físicas na adoção e na manutenção das medidas de saneamento.
“Nesse sentido, a assimilação, por parte da comunidade, sobre a importância de regularizar os imóveis para cumprir as determinações do Código de Saúde do Paraná, é um dos desafios para os municípios e para a própria Companhia. Por isso contamos com o importante apoio dos facilitadores, como os agentes de saúde e professores”, afirma a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, que faz parte da equipe que realiza o trabalho social dentro do Programa de Intervenção Socioambiental em Obras de Saneamento.
[RELACIONADAS]
De acordo com a gestora, com a capacitação, os facilitadores de diversos segmentos poderão atuar no processo de ensino/aprendizagem do tema saneamento básico, tanto em escolas como na sociedade em geral. Em Ponta Grossa, o curso incluiu módulo teórico e visita à estação de tratamento de água da cidade e à estação de tratamento de esgoto Gertrudes, na Vila Shangri-lá.
Dentro do mesmo programa, neste ano houve capacitações para professores da rede pública de ensino e agentes do Centro de Referência de Assistência Social do Parque do Café. Naquela região, incluindo a Vila Romana, a Sanepar está executando obras para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário, que deve atender mais 800 famílias.
REGIÃO – A formação de facilitadores em saneamento também está ocorrendo em outros municípios da região, que estão recebendo obras de ampliação dos sistemas de água e esgoto. Em São João do Triunfo, 90 professores da rede pública de ensino estão sendo capacitados; em Telêmaco Borba, foram mais 11 no início do ano; e estão previstas outras turmas em Telêmaco Borba, Cândido de Abreu, Ortigueira e Irati.
Motorista não identificou que o ônibus estava realizando uma manobra de parada em um ponto…
Mãe da vítima relatou que foi até a residência do filho e o chamou, mas…
Motorista atropelou criança de 10 anos e se evadiu do local sem prestar socorro à…
Fiat Uno foi completamente tomado pelas chamas. Caso aconteceu na madrugada deste sábado (23), na…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade