Categorias: Política

AGU: propor anistia a condenados do 8 de janeiro é inconstitucional

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, disse que é inconstitucional qualquer projeto de lei que proponha a concessão de anistia às pessoas condenadas judicialmente por envolvimento nos atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023.

“Na minha leitura, como jurista, isso é inconstitucional. Não se pode dar anistia a praticantes de crimes que tentem abolir o Estado de Direito, a democracia”, afirmou o ministro ao participar, nesta quinta-feira (30), do programa Bom Dia, Ministro, do Canal Gov e transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Segundo Messias, a AGU foi a primeira instituição governamental a pedir a prisão dos envolvidos na depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e da sede do Supremo Tribunal Federal (STF). Justamente, por entender que o que houve foi uma “grave tentativa golpista”.

“Essas pessoas não foram [à Praça dos Três Poderes, em Brasilia] brincar. Elas não foram levar a família para passear. Foram tentar dar um golpe de Estado”, acrescentou o ministro ao questionar a postura de quem defende a anistia.

“Falar em anistia, neste momento, é uma agressão à população brasileira. Temos que falar é em punição dos golpistas. E não só [punição] criminalmente, como também pelos danos que eles causaram”, declarou Messias, explicando que a AGU já pediu à Justiça Federal que determine o bloqueio de ao menos R$ 100 milhões em bens de envolvidos nos ataques de 8 de janeiro a fim de garantir o ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público.

“Além de cumprirem pena na cadeia, [os envolvidos] têm que pagar cada obra que quebraram, cada cadeira, cada lâmpada. Quero perguntar a todas as pessoas envolvidas nessa discussão [sobre uma eventual anistia aos condenados] o que elas viram [em Brasília] no dia seguinte? Como elas encontraram a Câmara dos Deputados, o Senado, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal?  Acho que a sociedade espera uma outra perspectiva de todos nós, agentes públicos”, finalizou o ministro.

Na última terça-feira (29), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP/AL) anunciou a criação de uma comissão especial para analisar o Projeto de Lei nº 2.858/22 , que concede anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. O PL propõe que os condenados pelos atos golpistas sejam perdoados, incluindo os financiadores, incentivadores e organizadores. Para especialistas em direito ouvidos pela Agência Brasil, embora a Constituição não vete textualmente a iniciativa, há elementos constitucionais que, por coerência à lei, inviabilizam a anistia.

Leia também Câmara de PG lamenta falecimento de servidor ocorrida na manhã desta quinta(01)

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Motorista embriagado causa colisão de caminhões na BR-376 em Ponta Grossa

Motorista embriagado colide caminhão na BR-376 em Ponta Grossa. Ele foi preso após resistência e…

% dias atrás

Xsolla e Long Tale Games promovem campanha de caridade com Life Is Feudal em apoio à Games for Change

50% das receitas das assinaturas serão destinadas à Games for Change

% dias atrás

Cliente alega que foi ameaçada e xingada por cobrar entrega de serviço em PG; empresa nega

Cliente de vidraçaria em Ponta Grossa denuncia agressões pela proprietária ao cobrar serviço não finalizado.…

% dias atrás

Outubro Rosa: SINTESPO e Sol Doando Amor inspiram Ponta Grossa em evento contra o câncer de mama

SINTESPO e Sol Doando Amor realizam evento de Outubro Rosa em Ponta Grossa, entregando perucas…

% dias atrás

Ronnie e Élcio são condenados por assassinar Marielle e Anderson

Ex-PMs Ronnie Lessa e Élcio Queiroz são condenados pelo assassinato de Marielle e Anderson, com…

% dias atrás

Colisão em sequência entre caminhões e S10 na Avenida Presidente Kennedy em PG

Colisão entre S10 e dois caminhões na Av. Presidente Kennedy em Ponta Grossa causa lentidão.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade