Política

ALEP: Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher analisa 12 projetos

mara Boca no Trombone mara
#image_title
Em 2024, a Comissão analisou 12 projetos de lei que abordam temas essenciais, como o fortalecimento das políticas públicas para mulheres vítimas de violência

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná, presidida pela Deputada Cantora Mara Lima (Republicanos), teve um ano de importantes avanços para o fortalecimento dos direitos das mulheres no estado.

Em 2024, a Comissão analisou 12 projetos de lei que abordam temas essenciais, como o fortalecimento das políticas públicas para mulheres vítimas de violência, a criação de campanhas educativas sobre doenças sexualmente transmissíveis e a ampliação de medidas de segurança para mulheres em situação de risco. Segundo a deputada Mara Lima, “cada projeto aprovado é uma conquista na luta pela igualdade de direitos e pelo fortalecimento das políticas públicas que protejam as mulheres. Estou muito satisfeita com o avanço das nossas proposições e com a mobilização da sociedade em torno dessas questões.”

Dentre os projetos aprovados, destaca-se o PL 69/2024, de autoria da deputada, que permite às mulheres consultar os antecedentes criminais de seus parceiros, com o objetivo de prevenir violência doméstica. “Esse projeto é uma importante ferramenta de proteção para as mulheres, que devem ter acesso a informações que possam ajudá-las a tomar decisões mais seguras em suas vidas”, afirma Mara Lima.

Outro marco foi a aprovação do Botão do Pânico Salve Maria, que unifica as legislações sobre o uso do Botão do Pânico analógico e digital (PL 661/2021), uma medida vital que permite o uso da tecnologia para a segurança das mulheres em situação de risco.

Audiências Públicas e eventos

Além das proposições legislativas, a Comissão promoveu uma série de audiências públicas e eventos que mobilizaram a sociedade e aumentaram a conscientização sobre temas importantes para o público feminino. Em março, no Dia Internacional da Mulher, a Comissão realizou um evento com palestras de empresárias, parlamentares e representantes de diversas instituições. Em agosto, foi realizada a Audiência Pública sobre lipedema, com a participação de especialistas e pacientes. “A nossa luta também é pela visibilidade de doenças subnotificadas que afetam muitas mulheres, como o lipedema, e que precisam de mais atenção”, destaca a deputada.

Outubro foi marcado pela Audiência “Juntas na Luta Contra o Câncer de Mama”, um evento que discutiu prevenção e tratamento do câncer. Em novembro, no Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a audiência “O Silêncio Pode Matar” reuniu especialistas para discutir políticas públicas de proteção à mulher.

A Comissão também participou de eventos como a “2ª Caminhada do Meio-Dia”, promovida pela Secretaria Estadual da Mulher, e da palestra “O Trabalho Invisível das Mulheres”, reforçando a importância de se reconhecer e valorizar o papel da mulher em diferentes espaços.

“Com essas ações, a Comissão reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e com a redução das desigualdades, buscando garantir políticas públicas mais eficazes para as mulheres em todo o Paraná. Seguiremos firmes na nossa missão de lutar pelos direitos das mulheres, garantindo mais segurança, saúde e igualdade de oportunidades para todas”, conclui Mara Lima.

Leia também   Câmara aprova projeto que considera hediondo homicídio de idoso

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)