Foto: IDR
Nesta sexta-feira (20), o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná — Iapar-Emater (IDR-Paraná) e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) anunciaram o encerramento do serviço Alerta Geada 2024. O serviço, iniciado em maio, forneceu 120 boletins diários com previsões sobre temperatura e risco de geada, com foco na proteção dos produtores rurais, especialmente cafeicultores.
O Alerta Geada tem o objetivo de orientar os agricultores sobre possíveis ondas de frio que podem prejudicar a agricultura. Neste ano, não foram registradas massas de ar polar com potencial para causar danos significativos, devido a uma estação atípica marcada por ondas de calor, bloqueios atmosféricos e o fenômeno El Niño, que afeta os padrões climáticos globais.
Para a primavera, que começa no domingo (22), a meteorologista Ângela Costa prevê a atuação do fenômeno La Niña, que resulta em chuvas irregulares e abaixo da média histórica no Paraná.
O Alerta Geada foi criado em 1995 e, além de orientar a cafeicultura, também serve a outros setores como turismo, comércio e construção civil. O serviço é uma parceria entre IDR-Paraná, Simepar e a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O Alerta Geada será reativado em 2025.
Leia também: Homem é indiciado por atear fogo em parque de PG
Acidente aconteceu na noite de sábado (19) no Jardim Alvorada. Corpo de Bombeiros e Samu…
Colisão entre três veículos na PR-239, em Sengés, deixa uma vítima com ferimentos graves. Veículos…
Homem de 43 anos é agredido pelo sobrinho durante discussão em casa. Vítima foi atendida…
Conselho Federal de Medicina proíbe bloqueio hormonal em menores com disforia de gênero, impactando tratamentos…
Homem de 49 anos foi preso após ameaçar sua convivente, que relatou agressividade causada por…
Vilmar Pereira de Lima, de 51 anos, morreu afogado ao tentar ensinar filhos a nadar…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade