Categorias: Destaque

Aliado de Putin alerta Otan sobre guerra nuclear se Rússia for derrotada na Ucrânia

MOSCOU (Reuters) – O ex-presidente russo Dmitry Medvedev, aliado do chefe do Kremlin, Vladimir Putin, alertou a aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nesta quinta-feira que a derrota da Rússia na Ucrânia pode desencadear uma guerra nuclear.

Em um tom semelhante, o chefe da Igreja Ortodoxa Russa disse que tentar destruir a Rússia significaria o fim do mundo.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, Medvedev tem levantado repetidamente a ameaça de um apocalipse nuclear, mas sua admissão agora da possibilidade de derrota da Rússia indica o nível de preocupação de Moscou com o aumento das entregas de armas ocidentais à Ucrânia.

“A derrota de uma potência nuclear em uma guerra convencional pode desencadear uma guerra nuclear”, disse Medvedev, que atua como vice-presidente do poderoso conselho de segurança de Putin, em um post no Telegram.

“As potências nucleares nunca perderam grandes conflitos dos quais depende seu destino”, declarou Medvedev, que foi presidente de 2008 a 2012.

Medvedev disse que a Otan e outros líderes de Defesa, que vão se reunir na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, na sexta-feira, para falar sobre estratégia e apoio à tentativa do Ocidente de derrotar a Rússia na Ucrânia, devem pensar sobre os riscos de sua política.

A Rússia e os Estados Unidos, de longe as maiores potências nucleares do mundo, detêm cerca de 90% das ogivas nucleares do planeta. Putin é o tomador de decisão final sobre o uso de armas nucleares.

Questionado se os comentários de Medvedev significam que a Rússia está levando a crise a um novo nível, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse: “Não, absolutamente não significa isso”.

Ele afirmou que os comentários de Medvedev estavam em linha com a doutrina nuclear da Rússia, a qual permite um ataque nuclear após “agressão contra a Federação Russa com armas convencionais quando a própria existência do Estado está ameaçada”.

Já o Patriarca Kirill, chefe da Igreja Ortodoxa Russa, disse em um sermão: “Oramos ao Senhor para que ele traga os loucos à razão e os ajude a entender que qualquer desejo de destruir a Rússia significará o fim do mundo”.

Via Reuters

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Paraná em Alerta: Aumento de doenças respiratórias e baixa vacinação alarmam autoridades

Aumento de doenças respiratórias em Paraná gera preocupação; apenas 20,7% das crianças foram vacinadas contra…

% dias atrás

Homem com mandado por violência doméstica é preso pela GM em Ponta Grossa

Prisão ocorreu no bairro Orfãs após abordagem da equipe GPT Kilo da GCM

% dias atrás

Prefeitura alerta para bloqueio de tráfego na Siqueira Campos

Interrupção do fluxo de veículos acontece nesta segunda-feira (26), no trecho entre as ruas Dr.…

% dias atrás

Social de PG visita Ceju de Castro com objetivo de abrir um no município

Encontro aconteceu nesta sexta-feira. O vice-prefeito de Castro, Regis Moreno, detalha que em breve pode…

% dias atrás

Governo reprova três marcas de café por serem impróprias para consumo

Produtos devem ser recolhidos e não podem ser vendidos

% dias atrás

Criança autista de 6 anos morre após anestesia para exame no Paraná

Tragédia aconteceu em clínica de Umuarama; Polícia Civil apura circunstâncias da morte

% dias atrás