Categorias: Política

Aliel assume presidência da ‘Frente Parlamentar da Bioeconomia’ na Câmara dos Deputados

O deputado federal Aliel Machado (PV) assume na próxima quarta-feira (05), a presidência da Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia (FpBio). O evento será realizado no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e contará com a apresentação das prioridades legislativas do grupo para este ano.

De acordo com a FpBio, estarão presentes parlamentares, representantes do Governo Federal, do setor público e do mercado. O colegiado abordará estratégias e políticas para impulsionar a utilização responsável dos recursos naturais e o fomento de atividades econômicas baseadas em processos biológicos. 

O parlamentar ponta-grossense assume a Frente da Bioeconomia pouco depois de ter sido destaque na Câmara Federal pelo “Prêmio Economia Verde”.  Na ocasião, o deputado foi o único parlamentar do Brasil escolhido para receber a homenagem. Aliel também foi relator do Projeto de Lei do Mercado de Carbono, aprovado em dezembro na Câmara dos Deputados.

Além disso, representou o país na COP-28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Ainda esta semana, Aliel participou em Brasília do debate Bioeconomia no G20: balanço e perspectivas, promovido pela Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI).

“As recentes tragédias ambientas reforçam a urgência de tratarmos a transição energética com seriedade. Ao assumir a presidência da Frente Parlamentar da Bioeconomia, buscarei continuar contribuindo com legislações que viabilizem este avanço para o Brasil. Precisamos fazer desta necessidade uma oportunidade de preservar o meio ambiente e gerar riquezas sustentáveis para o Brasil. Este é o caminho”, destacou ele.

A agenda apresentada reafirmará o compromisso com o futuro sustentável do Brasil, destacando o potencial transformador da bioeconomia para promover crescimento social e econômico, gerar empregos de qualidade e preservar os ecossistemas que sustentam a vida.

A Frente da Bioeconomia

Criada em 2019, a Frente Parlamentar Mista pela Inovação na Bioeconomia tem se estabelecido como espaço de diálogo e promoção de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável, inovação tecnológica e valorização dos recursos naturais.

Em um cenário global marcado por preocupações crescentes com as mudanças climáticas, a escassez de recursos não renováveis e a necessidade de transição para uma economia mais verde, a bioeconomia surge como uma alternativa promissora.

Leia também: Deputados vão ao STF contra projeto de terceirização de escolas do Paraná

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Nível mínimo em reservatório de água pode afetar abastecimento em 11 bairros de PG

Técnicos trabalham para equilibrar o sistema e a normalização do fornecimento de água está prevista…

% dias atrás

Motorista embriagado bate contra carro e deixa mulher ferida na cabeça em PG

No veículo atingido estava um casal e o filho de 1 ano e nove meses,…

% dias atrás

Idosa é atropelada por caminhonete e fica ferida em Castro

A vítima foi encaminhada à UPA de Castro para atendimento médico. A ocorrência foi atendida…

% dias atrás

Treze candidatos a vereador de PG estão ‘inaptos’ para concorrer. Confira os nomes

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo sistema de registro de candidaturas. Eles…

% dias atrás

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade