Categorias: Política

Aliel propõe pacote de medidas contra atos antidemocráticos

O deputado federal Aliel Machado (PV) apresentou nesta segunda-feira (09), um pacote de medidas que buscam punir com mais rigor as pessoas que cometerem crimes contra o Estado Democrático de Direito. Entre as propostas apresentadas está a de incluir na Lei da Ficha Limpa (135/2010) os crimes contra a democracia. A iniciativa visa tornar inelegíveis pessoas condenadas por esse crime. Com isso, quem for condenado ficaria inelegível por oito anos. Hoje a Lei do Ficha Limpa prevê pena para os casos de corrupção, terrorismo e crimes hediondos, por exemplo.

O deputado propôs ainda um PL que prevê endurecimento do Código Penal, de pena para quem atenta contra o regime democrático e contra as instituições. Perda de cargos, nova hipótese de prisão preventiva, ou até mesmo impedimento de receber verbas públicas por conta da condenação em atos contra a democracia.

De acordo com o parlamentar, a legislação em vigor não alcançou o objetivo de evitar a ameaça ao Estado Democrático de Direito que se instaurou, razão pela qual se propõe o aprofundamento das medidas assecuratórios previstas na Lei antiterrorismo (13.260/2016) com o fim de alcançar os participantes e financiadores destes atos de terrorismo e evitar que o dinheiro público seja usado como instrumento para tanto.

A ideia completa envolve também automaticamente cancelar quaisquer benesses que dependam de dinheiro público com a confirmação da condenação sem recurso pelos crimes em questão.

“O principal dessas propostas é evitar que criminosos que atentem contra o Estado Democrático de Direito e pratiquem atos de terrorismo gozem e se utilizem de dinheiro público para participar ou financiar os atos antidemocráticas. Com a legislação proposta, havendo indícios suficientes, o juiz poderá suspender provisoriamente o recebimento de benefícios ou vínculos com o Poder Público que impliquem em recebimento de benesse e mesmo suspender do exercício de função ou cargo público, seja ele comissionado ou efetivo, e ainda tomar providências para penhorar salários, aposentadorias e vencimentos para efetivar o ressarcimento dos bens públicos”, explica Aliel.

Em novembro o parlamentar já havia apresentado proposta de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos antidemocráticos nas rodovias de todo o país. A ideia da CPI seria investigar e identificar os responsáveis pela tentativa de tumultuar o país no pós-eleições, desde os manifestantes que estão na ponta das ações nas vias, passando pelos produtores de fake news que impulsionam os protestos e até os articuladores políticos dos atos, como deputados em mandato e deputados eleitos que dão força à permanência das pessoas na rua.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Mabel Canto emite nota e anuncia suspensão de atividades após incidente com Sandra Queiroz

Mabel Canto emite nota sobre incidente com candidata a vice-prefeita em Ponta Grossa

% dias atrás

Trabalhador sofre fratura grave durante acidente na SANEPAR em Ponta Grossa

Trabalhador sofre fratura grave após manilha cair em sua perna durante serviço na SANEPAR, Ponta…

% dias atrás

Sandra Queiroz, vice de Mabel Canto é hospitalizada após se engasgar com carne em Ponta Grossa

Sandra Queiroz, vice de Mabel Canto, é hospitalizada após engasgo em Ponta Grossa. Samu precisou…

% dias atrás

Colisão entre Gol e Palio deixa três feridos em bairro de Ponta Grossa

Acidente na Vila Isabel, Ponta Grossa: Gol capota após colisão com Palio que furou a…

% dias atrás

Homem é preso em Irati por violação de ordem judicial da Lei Maria da Penha

Homem é preso em flagrante em Irati por descumprir medida protetiva da Lei Maria da…

% dias atrás

Viação Campos Gerais está contratando

A vaga que está aberta na VCG é a de torneiro mecânico. Os interessados a…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade