Categorias: Política

Aliel questiona boicote do Carrefour e defende o agro brasileiro

O Deputado Federal Aliel Machado (PV), que é presidente da Frente Parlamentar da Bioeconomia (FPBio) na Câmara, questionou a conduta da rede de supermercados Carrefour e Atacadão de boicotar a compra de carnes brasileiras em seus supermercados na França. Os boicotes acontecem em meio às negociações finais para o Acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que vem sofrendo oposição dos agricultores franceses.

Aliel questiona a conduta do CEO do Carrefour Alexandre Bompard, já que as normas ambientais brasileiras estão entre as mais rígidas do mundo. “O Brasil exportou 1,41 milhão de toneladas de carnes entre janeiro e outubro deste ano para 131 países, sendo que a França só comprou 40 toneladas, o que deixa claro que a ação é um boicote coordenado para atrapalhar as negociações entre o Mercosul e a UE. Diferente da agropecuária francesa, que é altamente subsidiada e pouco competitiva, a brasileira é altamente competitiva e respeita os mais altos padrões ambientais, com regras de proteção jamais imaginadas pelos produtores franceses”, diz Aliel.

Em 11 de agosto, o Deputado Aliel Machado foi o primeiro a ser indicado para o Comitê Interinstitucional de Gestão, no âmbito do Pacto pela Transformação Ecológica entre os três Poderes do Estado Brasileiro, que terá representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário para coordenar ações ligadas ao Clima. Diante do posicionamento das empresas francesas, Aliel levará o tema do boicote à discussão com os demais poderes. “É preciso que o Estado brasileiro atue de forma coordenada em resposta a essa movimentação, não só para mostrar ao mundo tudo que já fazemos pela transformação ecológica, mas também para mostrar que o Brasil é um país importante para a Europa e merece ser tratado com respeito”, complementa Aliel.

Para o deputado, a sociedade e o governo devem se unir para defender os produtos brasileiros e mostrar a capacidade que o país tem de produzir em respeito ao meio ambiente. “O Brasil é uma potência agroambiental, temos investido na redução das emissões em nossos produtos, aprovamos a Lei do Mercado de Carbono, que estava sob minha relatoria, e temos atuado fortemente contra os ilícitos ambientais, resultando numa redução de 45% nas queimadas na Amazônia nos últimos 12 meses. O produtor brasileiro trabalha com muita tecnologia e seriedade e merece ser respeitado”, finaliza Aliel, que também comenta sua indisposição como cidadão em comprar produtos das redes Carrefour e Atacadão, controladas pela marca francesa, enquanto durar o boicote à carne brasileira.
Com informações da assessoria
Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Encenação da Paixão de Cristo será no Parque Lacustre nesta sexta-feira em Castro

São cerca de duas horas de encenação que conta as principais passagens da história de…

% dias atrás

Prefeita Elisangela Pedroso avalia os 100 dias de seu novo mandato em Carambeí

Vários projetos estão em andamento na cidade. A prefeita destaca que o município vai ganhar…

% dias atrás

Motorista mata casal e foge após colisão na BR-277; Vítimas deixaram três filhos

O homem morreu na hora. A mulher foi socorrida pelo SAMU e morreu no hospital.…

% dias atrás

Carambeí disputa multinacional de R$ 3 bilhões

Conversas estão em andamento. Além disso, a prefeita também comentou sobre como estão as obras…

% dias atrás

Anvisa avalia regras mais estritas para medicamentos de emagrecimento

Anvisa propõe medidas rigorosas para venda de medicamentos para emagrecimento; retenção de receitas pode evitar…

% dias atrás

Clínica de Estética é arrombada em PG e ladrões furtam objetos

O crime aconteceu durante a madrugada de hoje (16). Uma viatura da Polícia Militar foi…

% dias atrás