Categorias: Política

Aliel questiona boicote do Carrefour e defende o agro brasileiro

O Deputado Federal Aliel Machado (PV), que é presidente da Frente Parlamentar da Bioeconomia (FPBio) na Câmara, questionou a conduta da rede de supermercados Carrefour e Atacadão de boicotar a compra de carnes brasileiras em seus supermercados na França. Os boicotes acontecem em meio às negociações finais para o Acordo entre o Mercosul e a União Europeia, que vem sofrendo oposição dos agricultores franceses.

Aliel questiona a conduta do CEO do Carrefour Alexandre Bompard, já que as normas ambientais brasileiras estão entre as mais rígidas do mundo. “O Brasil exportou 1,41 milhão de toneladas de carnes entre janeiro e outubro deste ano para 131 países, sendo que a França só comprou 40 toneladas, o que deixa claro que a ação é um boicote coordenado para atrapalhar as negociações entre o Mercosul e a UE. Diferente da agropecuária francesa, que é altamente subsidiada e pouco competitiva, a brasileira é altamente competitiva e respeita os mais altos padrões ambientais, com regras de proteção jamais imaginadas pelos produtores franceses”, diz Aliel.

Em 11 de agosto, o Deputado Aliel Machado foi o primeiro a ser indicado para o Comitê Interinstitucional de Gestão, no âmbito do Pacto pela Transformação Ecológica entre os três Poderes do Estado Brasileiro, que terá representantes do Legislativo, Executivo e Judiciário para coordenar ações ligadas ao Clima. Diante do posicionamento das empresas francesas, Aliel levará o tema do boicote à discussão com os demais poderes. “É preciso que o Estado brasileiro atue de forma coordenada em resposta a essa movimentação, não só para mostrar ao mundo tudo que já fazemos pela transformação ecológica, mas também para mostrar que o Brasil é um país importante para a Europa e merece ser tratado com respeito”, complementa Aliel.

Para o deputado, a sociedade e o governo devem se unir para defender os produtos brasileiros e mostrar a capacidade que o país tem de produzir em respeito ao meio ambiente. “O Brasil é uma potência agroambiental, temos investido na redução das emissões em nossos produtos, aprovamos a Lei do Mercado de Carbono, que estava sob minha relatoria, e temos atuado fortemente contra os ilícitos ambientais, resultando numa redução de 45% nas queimadas na Amazônia nos últimos 12 meses. O produtor brasileiro trabalha com muita tecnologia e seriedade e merece ser respeitado”, finaliza Aliel, que também comenta sua indisposição como cidadão em comprar produtos das redes Carrefour e Atacadão, controladas pela marca francesa, enquanto durar o boicote à carne brasileira.
Com informações da assessoria
Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Vereadores da CPI cobram explicações da Sanepar sobre crise de abastecimento em PG

A comissão solicitou dados sobre a crise de abastecimento na cidade, documentos e convocou autoridades…

% dias atrás

Vídeo: tumulto durante abordagem termina com três detidos e policial ferido em PG

A situação ocorreu na rua Fernandes Pinheiro, na tarde desta sexta-feira (21). A Polícia Militar…

% dias atrás

Consignado privado será inédito e com juros menores, diz Haddad

De acordo com Haddad, o trabalhador do setor privado terá o prazo de 90 dias…

% dias atrás

Vice-prefeito de Palmeira sofre acidente na PR-151

Segundo relato do próprio José Ailton, ele colidiu com a traseira de um caminhão devido…

% dias atrás

PG recebe etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Motocross em abril

As provas serão realizadas na pista oficial do município, localizada no Centro Agropecuário, que também…

% dias atrás

Compra de veículo termina em denúncia por estelionato em Ponta Grossa

Loja de veículos é acusada de vender carro em condições inadequadas; defesa do comércio diz…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade