Categorias: Policial

Aluno é alvo de racismo em colégio de PG e caso para na delegacia

Um caso de racismo que ocorreu no Colégio Cívico-Militar Dr. Epaminondas Novaes Ribas, na manhã de hoje (07), foi levado à delegacia, após a diretora chamar a polícia. Um aluno proferiu ofensas de cunho racista contra outro estudante de 15 anos.

A vítima conversou com o Portal BNT e relatou que estava no corredor do Colégio quando o outro menino se aproximou e falou para a professora: “encontrei um escravo aqui”. Ainda, o adolescente contou que está não é a primeira vez que as ofensas aconteceram. “Me chamam de pretinho, de macaco, essas coisas”, desabafou.

Ao ser questionado se ele relatava os casos de racismo a direção do colégio, o mesmo disse que não. “Eu já sofri bastante e já nem ligo muito, é comum”, conta o jovem. Acompanhado dos pais na delegacia, o estudante pede para que as pessoas “parem com essas coisas assim” e por mais respeito.

NA POLÍCIA

Em primeiro momento, a vítima e o acusado foram encaminhados para a 13º SDP, juntamente com os responsáveis, onde foram ouvidos. O caso, agora, segue para a Delegacia do Adolescente de Ponta Grossa, o delegado Fernando Vieira detalhou a reportagem o procedimento que será adotado: “Houve o registro de um boletim de ocorrência circunstanciada em relação a essa situação. Os adolescentes envolvidos já foram ouvidos em sede policial. Entendo que ficou caracterizado o ato infracional de injúria racial, em razão de um comentário de cunho racista, e o procedimento agora será encaminhado à Vara da Infância e Juventude”.

Ainda, Vieira conta que nestes casos o adolescente autor, de 17 anos, responde por ato infracional equiparado a crime. “Quem responde é o próprio adolescente”, confirmou o delegado.

POSICIONAMENTO DO COLÉGIO

Conversamos com o Núcleo Regional de Educação (NRE) a respeito do posicionamento da escola sobre o incidente de racismo no Colégio Epaminondas. Em nota oficial o NRE informoi que “imediatamente após notificação da situação pela professora responsável, a direção da escola acionou o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (Bpec), que compareceu à instituição e lavrou Boletim de Ocorrência. Os pais dos estudantes envolvidos foram convocados e, posteriormente, a direção da escola e os responsáveis foram encaminhados à 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) para o registro formal da denúncia”.

O Núcleo, também, contou que o aluno, vítima da agressão racial, receberá suporte psicológico adequado, enquanto o aluno agressor será submetido às medidas pedagógicas apropriadas.

“A Seed-PR esclarece que não possui competência para adotar medidas coercitivas ou aplicar penalidades criminais, restringindo-se sua atuação à prestação de orientações de caráter pedagógico e aplicação de medidas disciplinares educativas. Questões legais e penais decorrentes de situações como a ocorrida são de responsabilidade das autoridades policiais, que possuem a competência para conduzir as investigações e aplicar as sanções cabíveis dentro do âmbito legal”, finalizou.

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Sanepar Alerta: Abastecimento pode ser afetado em vilas de PG até quinta-feira

A Sanepar avisa sobre baixa pressão e falta de água temporária em bairros de Ponta…

% dias atrás

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

% dias atrás

Aruba e NetApp fazem parceria para elevar as ofertas de TI

A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…

% dias atrás

Governo lança plano de igualdade salarial entre mulheres e homens

O governo lançou o Plano Nacional de Igualdade Salarial, com orçamento de R$ 17 bilhões,…

% dias atrás

New Garmin G5000 Avionics Upgrade Now Available for Cessna Citation XLS Aircraft at Textron Aviation Service Centers

Textron Aviation today announced customers can now upgrade their Cessna Citation XLS+ and Citation XLS…

% dias atrás

Alerta Geada 2024: IDR-Paraná e Simepar divulgam último boletim da temporada

IDR-Paraná e Simepar encerram o serviço Alerta Geada 2024 com 120 boletins emitidos e sem…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade