Categorias: Policial

Aluno é alvo de racismo em colégio de PG e caso para na delegacia

Um caso de racismo que ocorreu no Colégio Cívico-Militar Dr. Epaminondas Novaes Ribas, na manhã de hoje (07), foi levado à delegacia, após a diretora chamar a polícia. Um aluno proferiu ofensas de cunho racista contra outro estudante de 15 anos.

A vítima conversou com o Portal BNT e relatou que estava no corredor do Colégio quando o outro menino se aproximou e falou para a professora: “encontrei um escravo aqui”. Ainda, o adolescente contou que está não é a primeira vez que as ofensas aconteceram. “Me chamam de pretinho, de macaco, essas coisas”, desabafou.

Ao ser questionado se ele relatava os casos de racismo a direção do colégio, o mesmo disse que não. “Eu já sofri bastante e já nem ligo muito, é comum”, conta o jovem. Acompanhado dos pais na delegacia, o estudante pede para que as pessoas “parem com essas coisas assim” e por mais respeito.

NA POLÍCIA

Em primeiro momento, a vítima e o acusado foram encaminhados para a 13º SDP, juntamente com os responsáveis, onde foram ouvidos. O caso, agora, segue para a Delegacia do Adolescente de Ponta Grossa, o delegado Fernando Vieira detalhou a reportagem o procedimento que será adotado: “Houve o registro de um boletim de ocorrência circunstanciada em relação a essa situação. Os adolescentes envolvidos já foram ouvidos em sede policial. Entendo que ficou caracterizado o ato infracional de injúria racial, em razão de um comentário de cunho racista, e o procedimento agora será encaminhado à Vara da Infância e Juventude”.

Ainda, Vieira conta que nestes casos o adolescente autor, de 17 anos, responde por ato infracional equiparado a crime. “Quem responde é o próprio adolescente”, confirmou o delegado.

POSICIONAMENTO DO COLÉGIO

Conversamos com o Núcleo Regional de Educação (NRE) a respeito do posicionamento da escola sobre o incidente de racismo no Colégio Epaminondas. Em nota oficial o NRE informoi que “imediatamente após notificação da situação pela professora responsável, a direção da escola acionou o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (Bpec), que compareceu à instituição e lavrou Boletim de Ocorrência. Os pais dos estudantes envolvidos foram convocados e, posteriormente, a direção da escola e os responsáveis foram encaminhados à 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) para o registro formal da denúncia”.

O Núcleo, também, contou que o aluno, vítima da agressão racial, receberá suporte psicológico adequado, enquanto o aluno agressor será submetido às medidas pedagógicas apropriadas.

“A Seed-PR esclarece que não possui competência para adotar medidas coercitivas ou aplicar penalidades criminais, restringindo-se sua atuação à prestação de orientações de caráter pedagógico e aplicação de medidas disciplinares educativas. Questões legais e penais decorrentes de situações como a ocorrida são de responsabilidade das autoridades policiais, que possuem a competência para conduzir as investigações e aplicar as sanções cabíveis dentro do âmbito legal”, finalizou.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade