Categorias: DestaquePonta Grossa

Alunos celebram a cultura negra em ação no quilombo Santa Cruz em PG

Escola Municipal Marechal Deodoro Alves Quintiliano levou alunos para visitar a comunidade de remanescentes quilombolas, comemorando os 200 anos de Ponta Grossa.

Uma ação da Escola Municipal Marechal Deodoro Alves Quintiliano, no Cará-Cará, levou os alunos para conhecer, brincar e aprender mais sobre a comunidade quilombola Santa Cruz, no distrito de Guaragi. O objetivo da visita foi apresentar símbolos da cultura negra, integrar os estudantes e apresentar a região onde moram alguns dos colegas que estudam na escola.

Leia também: Circo Internacional da China apresenta ‘Mundo Jurássico’ em PG

O ‘Projeto Raízes’ também celebra os 200 anos de Ponta Grossa e a importância da comunidade e da cultura negra na construção da diversidade cultural do município. A localidade fica a aproximadamente 15 quilômetros da unidade escolar, onde estudam 110 alunos. Destes, 24 moram nas comunidades rurais, incluindo as comunidades quilombola e a colônia russa.

Conforme a diretora da escola, Giovane Antoniacomi, proporcionar um espaço de aprendizagem entre diferentes costumes e comunidades faz a escola ser um ambiente rico em vivências. “Quanto mais trabalhamos a diversidade, mais a criança aprende o respeito às diferenças. As comunidades quilombolas e russa, juntamente com a comunidade em torno da escola, convivem em harmonia. Nosso objetivo é que esse respeito e convivência reverbere para fora dos portões da escola”, relata.

Durante o evento, os alunos realizaram apresentações de poesia, dança, música, capoeira e trabalhos manuais, finalizando com uma feijoada, sempre destacando a cultura negra. A prefeita Elizabeth Schmidt também visitou Santa Cruz junto com os alunos. “Eu vi aqui algo único, uma vibração entre a escola e este local, rico em histórias e cheio de vida. Foi uma aula magnífica sobre a nossa cultura, construída ao longo desses 200 anos, com enorme influência da cultura negra. Um lindo momento para todos, alunos e adultos”, elogiou a prefeita.

Adriele Crislaine de Jesus é moradora na região e também motorista do transporte escolar. Desta vez não foi ela que levou os estudantes à escola, foram os alunos que visitaram a comunidade. “Para nós é muito gratificante, porque a gente está vendo que a comunidade está sendo reconhecida e visitada. E poderíamos ter ainda mais visitantes, porque tem pessoas que ainda não sabem que temos comunidades negras em Ponta Grossa”, sugere ela.

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, destaca a integração entre escola e comunidade. “É muito importante esse reconhecimento mútuo entre a comunidade e a escola, valorizando as contribuições de cada uma para a vida das crianças, humanizando essa vivência e sempre tendo em vista o aprendizado dos alunos”, comenta Simone.

Encontro entre culturas na escola

A escola do Cará-Cará representa um espaço de convivência entre diferentes culturas. Juntos, estudam os alunos moradores do bairro, que possui indústrias, um aeroporto e fica junto à zona rural, próximo ao rio Tibagi, ponto de pescaria e extração de areia. No espaço escolar, eles se encontram com os moradores das comunidades quilombolas Santa Cruz e Sutil, além das crianças que vivem na Colônia dos imigrantes russos, também chamada Santa Cruz.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Últimos dias para pedir isenção no Vestibular de Verão da UTFPR

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição vai até 22 de setembro; inscrições abertas…

% dias atrás

Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de PG já gastou na campanha eleitoral

Dados são do início da campanha até o dia 18 de setembro. A Lei Eleitoral…

% dias atrás

Quando acionar o CRAR? Entenda os serviços prestados aos animais em risco em PG

O CRAR de Ponta Grossa resgata animais em risco, promove castração, adoção e devolução. Castração…

% dias atrás

Jovem é preso em flagrante com 78 pedras de crack na região

Além do entorpecente, também foi encontrado 25 gramas de maconha, munição calibre 38, além de…

% dias atrás

Workshop gastronômico acontece em Ponta Grossa no dia 27

O evento pretende ensinar aos participantes como cozinhar refeições nutritivas e com praticidade para se…

% dias atrás

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade