Categorias: Ponta Grossa

Alunos de PG são premiados em primeira participação na Olímpiada Brasileira de Robótica

Em sua primeira participação na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2022, duas equipes do Colégio Pontagrossense Sepam foram premiadas na Etapa Regional/Estadual da competição, que aconteceu ao longo do mês de setembro.  A equipe “Parafuso de Flango” levou o Prêmio Maker, e a “7Balls” conquistou o Prêmio Design. O Sepam oferta o curso de Robótica desde o ano passado. Participaram ainda da Olimpíada as equipes “Yasmilla” e “2bit”. 

[RELACIONADAS]

“Mais do que apenas consumidores de jogos, queremos também que eles criem seus próprios jogos, aprendam o funcionamento da tecnologia e solucionem problemas do dia a dia. O resultado das equipes na OBR deste ano é um importante reconhecimento para o trabalho que eles realizaram no curso durante o ano”, explica o professor de robótica do Sepam, Evandro Kafka.  

Para participar da OBR os alunos receberam aulas de Arduino, onde aprenderam os conceitos básicos sobre circuitos, motores, sensores e programação, para conseguirem montar seus próprios robôs para a Olimpíada. A etapa regional da competição ocorreu na modalidade Prática, com a simulação de um ambiente real de desastre, onde somente robôs poderiam realizar o resgate de vítimas e superar obstáculos.   

O Prêmio Maker foi concedido ao modelo de robô com o maior número possível de peças feitas pelos próprios alunos e com a menor quantidade de materiais prontos de kits. Ou seja, uma invenção tecnológica constituída principalmente de partes mecânicas produzidas manualmente ou feitas em impressora 3D, ao invés de vez de blocos de montagem padrão prontos e disponíveis para compra. 

Já o Prêmio Design, foi para o robô com o melhor projeto mecânico e acabamento no que se refere a desenho, formato, cores e organização dos componentes.

“Além de ser uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos e ser uma atividade diferenciada, a Olimpíada também pode proporcionar aos alunos vagas nas maiores universidades do país, já que hoje muitas delas, como USP e Unicamp, aceitam medalhas em olimpíadas do conhecimento como uma alternativa aos vestibulares”, destaca o professor do curso, Leandro Andrade. 

Investimento em robótica 

Intitulado ‘Maker Robotics’, o curso de robótica oferecido no Sepam tem quatro níveis diferentes, divididos por faixa etária e complexidade dos temas. O curso é desenvolvido em parceria com a startup Clube de Robótica, que fornece os materiais didáticos (composto por livros, peças eletrônicas, LEDs, baterias, motores, entre outros) e os professores para as aulas.  

Em 2021, alguns projetos foram criados pelos próprios estudantes, durante as dinâmicas das aulas. Um deles foi o dispenser automático, um bebedouro que libera água com a aproximação da garrafa/copo. Os alunos também já desenvolveram jogos eletrônicos e um planetário em impressora 3D, que permitiu que os adolescentes visualizassem de forma mais prática o que aprenderam nas aulas teóricas de Ciências.  

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Palmeiras vence Mirassol e mantém sonho do quarto título consecutivo no Paulista

O Palmeiras venceu o Mirassol por 3 a 2 e se mantém vivo na busca…

% dias atrás

Corinthians empata com Guarani e garante liderança no Paulista

No último domingo (23), o Corinthians empatou em 2 a 2 com o Guarani na…

% dias atrás

São Paulo conquista vitória decisiva sobre São Bernardo no Paulistão 2025

São Paulo vence São Bernardo por 3 a 1 no Paulista, com André Silva em…

% dias atrás

Gleisi Hoffmann pode retornar ao Planalto: Lula elogia liderança e sugere mudanças ministeriais

Gleisi Hoffmann pode retornar ao Planalto como Secretaria-Geral, destacando sua liderança no PT. Lula defende…

% dias atrás

Pai e Filho são resgatados após afogamento em Pontal do Paraná

Ambos estão em estado crítico. O Corpo de Bombeiros alerta sobre a falta de guarda-vidas…

% dias atrás

Eclipse Lunar de março promete encantar o Brasil

O primeiro eclipse lunar de 2025 será em 14 de março, visível na América Latina.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade