A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou o Projeto de Lei nº 116/2024, de autoria do Vereador Dr. Erick, que inclui o Projeto Educativo de “Proteção, Bem-estar Animal e Posse Responsável de Animais Domésticos” no currículo das escolas da rede municipal de ensino. A prefeita municipal sancionou a lei ontem (02), que entrará em vigor imediatamente.
A nova legislação prevê que o tema seja abordado de forma transversal nas aulas, integrando-se às disciplinas já existentes. O objetivo é conscientizar os alunos sobre a importância da proteção e bem-estar dos animais, além de promover a posse responsável de animais domésticos.
O projeto educativo abrange diversos aspectos relacionados ao bem-estar animal, incluindo a conscientização sobre os animais como seres sencientes e a necessidade de combater a exploração e maus-tratos, além de enfatizar a importância da posse responsável, vacinação e controle de natalidade. Também abrange a proteção dos animais, destacando o dever humano de preservar e resguardar física e psicologicamente todos os animais, combatendo práticas que causem sofrimento e danos.
O bem-estar animal é outro ponto fundamental do projeto, garantindo que os animais estejam livres de dor, lesão, enfermidades, desconforto, fome, sede, desnutrição, medo e angústia, além de poderem expressar seu comportamento natural. A fiscalização é igualmente abordada, com conhecimento das leis municipais, estaduais e federais sobre direitos e proteção animal, e instruções sobre como realizar denúncias corretamente.
Leia mais: Governador autoriza construção de novo colégio estadual em bairro de PG
A adoção responsável também é um tema importante, incentivando medidas e precauções necessárias ao adotar um animal, considerando a longevidade e necessidades de cuidados com saúde e higiene dos animais. A posse responsável é outro aspecto crucial, orientando sobre o cuidado que o tutor deve ter como guardião de um animal, garantindo-lhe saúde, alimentação, segurança, bem-estar, abrigo e qualidade de vida.
A aprendizagem sobre o tema será contínua e integrada às disciplinas atuais. As despesas para a execução da lei serão cobertas pelas dotações orçamentárias já existentes, com suplementações se necessário.
Ação foi ministrada por Subtenente do Corpo de Bombeiros, para ensinar técnicas de segurança em…
Em conformidade com a política ESG da cooperativa, materiais recebidos são classificados e encaminhados para…
Espetáculo traz novas atrações e promete transformar o Parque Linear em um conto natalino
Marcela saiu do colégio por volta das 12h30min e foi em direção à casa do…
De acordo com a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), em 2024, 505 candidatos se…
Além do ex-presidente da República, Alexandre Ramagem, Valdemar da Costa Neto, Augusto Heleno e Braga…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade