Categorias: DestaquePolítica

Após discussão sobre ave-símbolo de PG, vereador dispara: “Hoje senti vergonha de fazer parte desta casa”

A votação de um projeto de Lei que tornaria a curucaca como ave-símbolo de Ponta Grossa gerou uma discussão entre os vereadores na Câmara nesta segunda (12).

O projeto de Lei 49/2023, de autoria de Dr. Erick, considerava tornar a curucaca como ave-símbolo da cidade, visando criar um projeto pedagógico e educacional para ampliar os conhecimentos sobre esta espécie de ave típica da regiao.

Após apresentar a proposta, o vereador Felipe Passos pontuou que a ave considerada símbolo de PG seria a pomba, já que está no brasão e na bandeira da cidade, além de fazer parte da lenda de criação do município.

Porém, Dr. Erick rebateu alegando que a pomba é um animal invasor (não-nativo) e que transmite doenças. Com isso, gerou-se um debate de qual ave tem mais mérito de se tornar símbolo de PG.

Na contramão do projeto, os vereadores Bianco e Missionária Adriana citaram que a pomba é também um símbolo do Espírito Santo. “Ponta Grossa é um território de cristãos, por isso a pomba deve ser a ave-símbolo da cidade, já que traz leveza e a presença do cristianismo”, disse Adriana.

Em seguida, o vereador Júlio Kuller pediu vistas de 30 dias, alegando que seria “um projeto que demanda bastante discussão”.

Com a discussão indo para o lado religioso e histórico, com vários pontos em questão sobre o projeto, Dr. Erick fez duras críticas e classificou como vergonhosa a atuação da Câmara.

“Eu fico pasmado aqui com pastores falando que uma ave pomba, transmissora de doenças urbanas e respiratórias, é o símbolo do cristianismo, trazendo o fundamentalismo religioso para o debate. Que vergonha participar desta Casa, que vergonha de ser vereador em um local que dizem que demanda muita discussão um projeto educacional e recreativo. Temos vereadores que passam por cima da ciência, do bom senso, tudo em nome da religião e de um projeto político pessoal”, disse.

Dr. Erick também acusou os vereadores de conspiração contra o projeto por conta de um voto contrário a uma moção de apoio feita por Bianco a Marcelo Crivella, deputado federal cassado pelo TSE, há duas semanas.

Diante disso, após muita discussão sobre o mérito da religião nos debates da Câmara, o vereador Júlio Kuller retirou o pedido de vistas e o projeto foi votado e rejeitado por 10 x 6.

Leia também: Em queda, dólar cai para R$ 4,86 e fecha no menor nível em 1 ano

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Ver comentários

  • Isso é uma vergonha tanta coisa que preciso discutir na camara de vereadores por exemplo trânsito de ponta grossa tá um caos se esse vereador tem vergonha manda se retirar quero ver se ele vái abandona a teta de ganhar 10.000 reais mensal faça valorizar esse salário que noa pagamos a todos vcs porque não falam de impor a lei do rodízio de carro

  • Não vão querer ouvir a população. Não é um assunto para meia dúzia de pessoas,deve ser feito enquete, audiência pública e conhecer a história do município,não inventar moda,de quem não tem o que fazer.

  • Não vão querer ouvir a população. Não é um assunto para meia dúzia de pessoas,deve ser feito enquete, audiência pública e conhecer a história do município,não inventar moda,de quem não tem o que fazer.
    Primeira vez que comento

  • Tem que ouvir a população. Não é um assunto para meia dúzia de pessoas,deve ser feito enquete, audiência pública e conhecer a história do município,não inventar moda,de quem não tem o que fazer.
    Primeira vez que comento

  • Dessa situação da para tirar uma lição. Estamos errando feio ao escolher nossos representantes para a Câmara municipal... Tantas outras necessidades gritantes que nem se cogitam em ser pautadas, e ficar discutindo isso? E o nosso dinheiro sendo posto no lixo...

  • Bando de apedeutas!!! Esses vagabundos recebem para legislar e ficam discutindo sobre passarinho!!!

Artigos recentes

Nível mínimo em reservatório de água pode afetar abastecimento em 11 bairros de PG

Técnicos trabalham para equilibrar o sistema e a normalização do fornecimento de água está prevista…

% dias atrás

Motorista embriagado bate contra carro e deixa mulher ferida na cabeça em PG

No veículo atingido estava um casal e o filho de 1 ano e nove meses,…

% dias atrás

Idosa é atropelada por caminhonete e fica ferida em Castro

A vítima foi encaminhada à UPA de Castro para atendimento médico. A ocorrência foi atendida…

% dias atrás

Treze candidatos a vereador de PG estão ‘inaptos’ para concorrer. Confira os nomes

Dados foram divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelo sistema de registro de candidaturas. Eles…

% dias atrás

Motorista perde o controle, capota e fica em estado grave em rodovia do PR

Relatos indicam que ambos os ocupantes haviam ingerido bebida alcoólica, sendo perceptível odor etílico no…

% dias atrás

Justiça proíbe uso de ‘carreta-furacão’ na campanha de Marcelo Rangel

Polícia Militar abordou o trio elétrico, que fazia campanha pelas ruas centrais de Ponta Grossa…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade