Categorias: PolicialPonta Grossa

Apreendidos mais de 700 kg em produtos de origem animal irregulares em PG

A Prefeitura Municipal de Ponta Grossa apreendeu mais de 700 kg em produtos de origem animal com procedência duvidosa, nos cinco primeiros meses de 2022. O balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, apresentou o resultado das últimas operações de fiscalização, onde 1.378 estabelecimentos foram vistoriados.

[RELACIONADAS]

  As ações de fiscalização são realizadas pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), tendo como objetivo principal assegurar a qualidade de carnes, peixes, embutidos, leite e derivados que são comercializados pelos estabelecimentos da cidade.

A carne bovina foi o produto com o maior volume apreendido, totalizando 185 kg, seguida pelo segmento de embutidos, que somaram 160 kg em apreensões. A fiscalização recolheu, ainda, mais de 160 dúzias de ovos e 25 litros de leite. Outros itens como queijos (76 kg), bacon (47 kg) e mel (9 kg) foram apreendidos pelas equipes de inspeção.

“A venda irregular de alimentos perecíveis, de origem animal, pode implicar em consequências à saúde das pessoas. Por isso, sempre orientamos para que o consumidor procure se informar sobre a procedência dos alimentos, optando sempre por estabelecimentos conhecidos. Salientamos que ao notar possíveis irregularidades na venda de carnes, pescados, conservas, leite, mel, iogurtes, queijos e embutidos, os canais da Prefeitura estão à disposição da população”, destaca o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa.

Para realizar denúncias, a população deve acionar o Serviço 156, por telefone ou on-line: https://prefeitura156.pontagrossa.pr.gov.br/

Estabelecimentos irregulares podem ser multados

Depois da constatação de possíveis irregularidades, o estabelecimento tem um prazo para fazer a própria defesa. Se a justificativa não for acatada, o comércio pode ser multado. O valor da multa pode variar, de acordo com o tamanho da apreensão e com a colaboração, ou não, do proprietário do estabelecimento no momento da inspeção.

“Nos últimos meses, as equipes do Serviço de Inspeção Municipal autuaram dois estabelecimentos em situação irregular. As fiscalizações se dão, também, por causa de denúncias feitas pela população. Por isso, é importante que o consumidor saiba que possui o direito de saber qual é o frigorífico fornecedor do produto, a data de validade, a data de abate entre outras informações, a fim de saber diagnosticar qualquer indício de irregularidade”, finaliza o secretário.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Pai e Filho são resgatados após afogamento em Pontal do Paraná

Ambos estão em estado crítico. O Corpo de Bombeiros alerta sobre a falta de guarda-vidas…

% dias atrás

Eclipse Lunar de março promete encantar o Brasil

O primeiro eclipse lunar de 2025 será em 14 de março, visível na América Latina.…

% dias atrás

Crise hídrica persiste e afeta abastecimento nesta segunda-feira (24)

Quase 40 vilas ficarão sem água na segunda-feira (24), conforme o cronograma apresentado pela Sanepar.

% dias atrás

Chinelos por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! O tema desta semana…

% dias atrás

Homem é preso por vandalismo e ameaça no centro de Ponta Grossa

Homem quebra para-brisas de veículos, ameaça vítimas e é preso no centro. Ele também relatou…

% dias atrás

Motorista embriagado é preso na Ernesto Vilela onde dirigia em zigue-zague

Teste do bafômetro, que apontou 0,75 mg/L de álcool no sangue, valor acima do limite…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade