Os deputados aprovaram na sessão plenária desta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa do Paraná, a proposta que prevê a ampliação de penalidades para crimes de maus-tratos contra animais domésticos e silvestres em todo o estado. O projeto de lei 11/2022, que altera o artigo 28 da Lei Estadual nº 14.037, de 20 de março de 2003, que instituiu o Código Estadual de Proteção aos Animais, avançou em primeiro turno de votação.
[RELACIONADAS]A alteração prevê que, além de multa, os infratores também serão responsabilizados pelo pagamento das despesas com tratamento veterinário do animal, perderão a guarda, a posse ou a propriedade, e serão proibidos de adquirir a tutela de animais pelo prazo de cinco anos.
Segundo a justificativa da proposta, o Código Estadual de Proteção aos Animais foi um grande avanço no amparo a animais domésticos e silvestres, vedando práticas de maus tratos e prezando pelo seu bem-estar. No entanto, explica o texto, a única punição prevista em caso do descumprimento da legislação é a multa, em valor a ser arbitrado pelo Poder Executivo Estadual.
“Os casos de maus tratos ocasionam danos físicos e psicológicos aos animais e o atendimento aos animais resgatados geram diversos custos, sejam eles despesas com transporte, hospedagem, alimentação, serviços veterinários, etc. O objetivo do projeto é justamente atualizar as punições a serem aplicadas a quem descumprir o Código de Proteção aos Animais”, destaca a justificativa.
O vale será exclusivamente para funcionários concursados e não contempla cargos contratados apenas em regime…
Equipe de Bruno Pivetti busca voltar a vencer após derrota para o Londrina na quarta-feira…
Prisão aconteceu após policiais em patrulhamento serem informados sobre a prática ilícita do indivíduo. Caso…
Técnicos trabalham no conserto da tubulação e a normalização do abastecimento está prevista para ocorrer…
Ele apresentava ferimentos ocasionados por arma branca na região do abdômen. Caso aconteceu na noite…
Três deputados disputam presidência da Câmara, enquanto cinco candidatos concorrem no Senado. Hugo Motta (REP)…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade