Categorias: DestaquePonta Grossa

Artista retrata patrimônio natural e cultural de Ponta Grossa em exposição no Ponto Azul

Como presente à Ponta Grossa pelos seus 200 anos, o artista plástico expoente da arte Naïf Marcelo Schimaneski, produziu uma série de oito telas retratando um passeio pelos recantos turísticos da cidade. O vernissage acontece no dia 11/03, às 15hrs, no setor de Artes Visuais no Memorial Ponto Azul, localizado na Praça Barão do Rio Branco. Os quadros ficarão em exposição até o próximo mês (15/04). 

A curadoria do trabalho é de Mariângela Digiovanni, chefe de Divisão de Artes Plásticas na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e a produção executiva do projeto é de Dione Navarro. O vernissage contará com a participação do artista plástico, poeta e sócio do Instituto Montes Ribeiro, Luiz Arthur Montes Ribeiro. Haverá a distribuição de catálogos com as obras produzidas, e informações pertinentes a cada recanto turístico retratado pelo artista. O evento ainda contará com apresentação musical de Leticia Teixeira e apresentação do ballet da Casa das Artes. 

Nas obras, Schimaneski retrata o patrimônio natural e histórico-cultural de Ponta Grossa, intrinsecamente ligado à identidade da cidade, como o Buraco do Padre, a Cachoeira da Mariquinha, a Maria Fumaça, a Capela Santa Bárbara, Vila Velha, Lagoa Dourada, a Catedral Sant’Ana e o Lago de Olarias. Foram oito meses de dedicação à produção das obras. 

Enquanto autodidata, sem quaisquer amarras técnicas ou tendências artísticas, criando seu próprio estilo, Schimaneski registra através de seus pincéis uma visão singela e romântica e tece rendas de cores para mostrar as belezas naturais da região dos Campos Gerais. Com sua arte Naïf, ele arrebanha momentos do cotidiano e paisagens campestres a fim de eternizá-los.

O projeto que deu origem às obras foi aprovado pelo Programa Municipal de Fomento e Incentivo à Cultura (PROMIFIC) e contou com o patrocínio da empresa Ap Winner e apoio da ABC Projetos. 

Marcelo Schimaneski revela que o grande segredo de sua obra é que ele pinta com o coração. E essa forma de pintar o mundo já rendeu diversos prêmios em salões, inclusive internacionais. 

Sobre o artista e a arte Naïf 

Marcelo Schimaneski encontrou na arte uma forma de distração e ao mesmo tempo uma poderosa terapia. Em 1989, ele foi envolvido em um acidente de carro, que o deixou tetraplégico. O motorista dormiu no volante e foi de encontro à caminhonete em que ele dirigia a trabalho. Aos poucos, com a fisioterapia e principalmente com o auxílio da pintura, recuperou parte dos movimentos do braço e da mão. Devido às suas dificuldades motoras impostas pelo acidente há quase 30 anos, seus braços só alcançam a metade da tela que pinta. A outra metade ele retrata de ponta cabeça. Também tem dificuldade de expressar rostos ou expressões faciais em seus personagens, mas isso não o impede de criar seu próprio estilo colocando detalhes minuciosos e sempre em suas telas encontramos uma araucária como reverência regional, já que ela é o símbolo do Paraná.

O artista plástico conta com mais de 500 telas produzidas e se encontra entre os principais artistas Naïf do Brasil. Ao participar de salões de artes nacionais e internacionais sempre é selecionado e premiado em bienais nas mais diversas temáticas. Todos os quadros são produzidos em sua residência, em Olarias,  onde há um pequeno atelier. 

A Arte Naïf, conhecida como arte da espontaneidade, é uma forma de expressão de artistas autodidatas que desenvolvem uma linguagem pessoal e original onde se usam cores vibrantes para captar detalhes do cotidiano.  Com surgimento na França, a palavra “Naïf” significa “algo ingênuo ou inocente”. Marcelo Schimaneski opta por retratar o cotidiano de sua cidade, a vida bucólica e paisagens campestres.

Serviço 

Vernissage “Um Passeio Naïf pelos recantos turísticos de Ponta Grossa”

Local: setor de Artes Visuais no Memorial Ponto Azul que fica localizado na Praça Barão do Rio Branco, s/n°

Data: 11/03

Horário: 15h 

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

STF forma maioria para manter prisão do ex-jogador Robinho por estupro

Seis dos 11 ministros do STF foram favoráveis a prisão do ex-jogador e o placar…

% dias atrás

Com 4%, Paraná chega à 3ª menor taxa de desemprego da sua história, aponta IBGE

Dados da PNAD Contínua mostram que o Estado registrou 4% no número de desocupados no…

% dias atrás

Ponta Grossa é destaque em concurso Entre Caminhos do Paraná do Sesc PR

Foram recebidos 4.311 trabalhos de todo o estado e 90 foram selecionados para a coletânea…

% dias atrás

Governo fará bloqueio de cerca de R$5 bilhões no orçamento, diz Haddad

Haddad reiterou que a arrecadação está dentro das previsões e negou que haja mudança na…

% dias atrás

Programa ‘Mercado de Rua’ é sancionado em Carambeí

Programa foi sancionado nesta semana. O comerciante deverá abrir alvará para expor seus produtos

% dias atrás

Autor de homicídio em confraternização é condenado a 24 anos de prisão

O crime ocorreu no dia 1º de janeiro de 2016, durante uma confraternização de Ano…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade