Ponta Grossa está nos preparativos para as comemorações do seu bicentenário de emancipação. E para marcar a data, o Museu Cenas homenageia a ‘Princesa dos Campos Gerais’ com uma exposição que resgata imagens icônicas do município, com curadoria do historiador e pesquisador Fábio Maurício Holzmann Maia. A exposição virtual ‘A um passo dos 200 anos’ já pode ser visitada pelo www.museucenas.com.br.
No texto de apresentação, Fábio relembra que a emancipação de Ponta Grossa foi conquistada através do Decreto Imperial nº 15, do dia 15 de setembro de 1823, assinado pelo Imperador D. Pedro I. “A cidade se desenvolveu pouco a pouco e já no final do século XIX, mais precisamente em 1894, com a instalação da ferrovia, ganhava foros de ‘Cidade Civilizada’, onde o progresso era a tônica no sentimento da população”, escreve.
[RELACIONADAS]Levando o visitante a um verdadeiro passeio pela história local, o pesquisador destaca na exposição aspectos da educação, do esporte, da cultura, da sociedade e do desenvolvimento econômico, além de figuras importantes que conheceram a cidade. “Por aqui passaram, ao longo do tempo, personagens ilustres da história do Brasil, como o Imperador D. Pedro II e sua esposa D. Teresa Cristina no ano de 1880, tendo suas majestades se hospedado na residência de Domingos Ferreira Pinto, que recebeu então o título de Barão de Guaraúna. Também passou por nossa cidade o ‘Pai da Aviação’, Alberto Santos Dumont, no ano de 1916, e, durante a Revolução de 1930, Getúlio Vargas instalou em Ponta Grossa o comando revolucionário que, naquela ocasião, faz da cidade a alcunha de Capital Cívica do Paraná”, revela.
Mestre em Ensino de História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Fábio Maurício Holzmann Maia é o historiador responsável pelo Museu Cenas. Pesquisador da história local e escritor, atua como professor de História no Ensino Médio na Rede Pública Estadual do Paraná. É membro efetivo da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG), sendo o 1º ocupante da Cadeira nº 13, e também membro do Centro Cultural Professor Faris Michaele.
“Criamos o Museu Cenas para ser um grande presente à Ponta Grossa no seu bicentenário, reunindo imagens que retratam a história da nossa gente. Estamos em um minucioso processo de recebimento e catalogação de fotografias de instituições, famílias, empresas, igrejas, enfim, de tudo que possamos caracterizar como parte da memória local. Acreditamos que cada cidadão ponta-grossense é fundamental para o reconhecimento da nossa história”
, relata a diretora geral do Museu Cenas, a jornalista e produtora cultural Alessandra Bucholdz.
O museu tem patrocínio do Sicredi por meio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC). A iniciativa, que leva assinatura da ABC Projetos Culturais em parceria com a Estratégia Projetos Criativos, já possui mais de 2 mil fotografias históricas catalogadas e disponíveis ao público, das mais variadas épocas e temáticas, oriundas de diversos acervos públicos e particulares.
Ao chegarem no viaduto, eles passaram pelo local destinado à pedestres, mas acabaram colidindo na…
Mulher apresentava sinais de agressão e ferimentos pelo corpo; já o homem foi golpeado com…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Vítima levou um tiro no abdômem e correu para se proteger. Ele foi até uma…
Equipes de resgate tentaram tudo o que foi posssível para salvar a vítima; caso reforça…
Equipe do 1º PM recuperou um carro roubado e prendeu dois suspeitos, reforçando a segurança…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade