Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro se reuniram na tarde deste domingo (25) na Avenida Paulista, em São Paulo. Vestindo camisetas amarelas, portando bandeiras do Brasil e de Israel, eles chegaram ao encontro em ônibus com placas do interior de São Paulo e de outros estados.
O ex-presidente, que está inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), criticou as ações do Supremo Tribunal Federal (STF) e pediu anistia àqueles que foram condenados pelos ataques de 8 de janeiro. De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança de SP, cerca de 600 mil manifestantes foram à Paulista. A USP aponta que havia cerca de 180 mil pessoas no ato.
Em seu discurso, Bolsonaro disse que a minuta de tentativa de golpe, investigada pela PF, previa decretação de “estado de defesa” e era constitucional. O ex-presidente criticou as apurações criminais da PF sobre essa minuta, pois as ações não teriam sido realizadas.
Além dos manifestantes, políticos também participaram da manifestação, como deputados e senadores do PL e partidos aliados, além de governadores como Romeu Zema (MG) e Tarcísio de Freitas (SP) e outros líderes, como o pastor Silas Malafaia, um dos financiadores do ato.
Bolsonaro é investigado pela Polícia Federal (PF) e pelo STF sobre o ataque de 8 de janeiro de 2023 à sede dos Três Poderes em Brasília – com tentativa de abolição do estado democrático de direito e de golpe de Estado.
Há ainda outros elementos que estão sendo investigados como o vídeo de uma reunião realizada no Palácio da Alvorada em julho de 2022. Na ocasião, auxiliares diretos do ex-presidente e de um grupo de militares sugeriram alternativas de ataque ao sistema eleitoral eletrônico e à eleição presidencial de 2022.
Leia também: Confira os confrontos das quartas de final do Campeonato Paranaense 2024
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade