Categorias: BrasilDestaque

Banco Central reduz taxa Selic, que mede os juros básicos da economia, para 13,25% ao ano

A queda da inflação fez o Banco Central (BC) cortar os juros pela primeira vez em três anos e o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano.

Votaram por uma redução de 0,5 ponto percentual o presidente do BC, Roberto Campos Neto, e os diretores Ailton de Aquino Santos (Fiscalização), Carolina de Assis Barros (Administração), Gabriel Galípolo (Política Monetária) e Otávio Damaso (Regulação).  Votaram pelo corte de 0,25 ponto percentual os diretores Diogo Guillen (Política Econômica), Fernanda Guardado (Assuntos Internacionais), Maurício Costa de Moura (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta) e Renato Dias Gomes (Organização do Sistema Financeiro).

O voto de desempate, portanto, coube a Campos Neto. Em comunicado, o Copom informou que a queda da inflação possibilitou a redução nos juros. “O comitê avalia que a melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, após decisão recente do Conselho Monetário Nacional sobre a meta para a inflação, permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”, destacou o texto.

O Copom também informou que os membros do colegiado preveem, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões. Segundo o comunicado, o órgão avalia que esse será o ritmo adequado para manter a política monetária contracionista (juros que desestimulam a economia) necessária para controlar a inflação.

A última vez em que o BC tinha reduzido a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em junho, o indicador ficou negativo em 0,08% e acumula 3,16% em 12 meses . Nos últimos dois meses, a inflação vem caindo por causa dos alimentos e dos combustíveis.

O índice fechou o ano passado acima do teto da meta de inflação. Para 2023, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 4,75% nem ficar abaixo de 1,75% neste ano.

As previsões do mercado estão mais otimistas que as oficiais. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4,84%. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 4,98%.

Leia também: Liga Desportiva de PG conquista campeonato sul-americano de basquete sub-16 e 19

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Câmara de Castro lança projeto cultural para ilustrar o Hino Municipal com fotos e vídeos da população

Câmara de Castro lança projeto para ilustrar o Hino Municipal com fotos e vídeos da…

% dias atrás

Urgente: Incêndio atinge teatro universitário da PUC-PR em Curitiba

Incêndio atinge o Teatro TUCA da PUC-PR em Curitiba; bombeiros atuam no local e ainda…

% dias atrás

Equipes de Carambeí, Castro, Telêmaco Borba e Tibagi vencem 1ª etapa do Desafio de Futsal da AMCG

Competição movimentou Tibagi no último fim de semana com a participação de atletas de 12…

% dias atrás

Operário Ferroviário anuncia a contratação de novo goleiro para a temporada; conheça

O atleta tem experiências internacionais após vários anos e retorna ao Brasil para integrar o…

% dias atrás

Psicólogo é condenado a 9 anos por abuso durante consultas em Ponta Grossa

Os relatos indicam que a gravação teria revelado Alex agarrando uma paciente de 23 anos;…

% dias atrás

Contas zeradas em PG: Sanepar orienta consumidores em caso de falta de leitura

Moradora enviou dúvidas de como seria a próxima cobrança, caso não houvesse a leitura de…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade