Criada em 1952, neste ano a Banda Lyra dos Campos celebra os seus 72 anos de existência. E para comemorar esses anos de tradição, a Banda realiza um concerto especial neste sábado (23), às 20 horas no Cine Teatro Ópera, localizado na Rua Quinze de Novembro, nº 468 – Centro. Sob a regência de Lucas da Silva Barros e com a participação do Coro Cidade de Ponta Grossa, o concerto promete encantar a noite e celebrar a cultura em Ponta Grossa. A entrada para o concerto é um pacote de doce. O Maestro Lucas da Silva Barros fala mais sobre a apresentação e convida a todos para prestigiar esse momento único.
O secretário da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, fala orgulhoso sobre o desenvolvimento da Banda ao longo dos anos. “A Banda Lyra dos Campos é um patrimônio cultural imaterial da cidade de Ponta Grossa, faz parte de muitas gerações e celebrar mais um aniversário da banda, hoje mais fortalecida e com uma alta qualidade técnica, nos enche de orgulho”, fala.
Além disso, o secretário avalia que o investimento cultural na Banda faz toda a diferença no acesso à cultura a toda a população. “Acreditamos que manter a Banda Lyra dos Campos vai muito além de garantir o acesso à música de qualidade para toda a comunidade. Mas envolve também oferecer a uma população jovem, que são esses músicos, uma perspectiva de crescimento no cenário cultural da cidade de Ponta Grossa”, afirma o secretário.
BEM IMATERIAL DE PONTA GROSSA- Desde o dia 8 de agosto de 2022, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio imaterial da cidade a Banda Lyra dos Campos. Os patrimônios culturais imateriais de Ponta Grossa são preservados desde o dia 19 de maio de 2020, através da Lei Municipal Nº 13.694. Esta lei trata sobre o Programa Municipal de Salvaguarda de Bens Culturais no âmbito da Fundação Municipal de Cultura e visa proteger e promover a memória e a identidade cultural do município.
A Banda tem um papel importante na cidade e na promoção e acesso à cultura, uma vez que é presença garantida em eventos oficiais promovidos pelo município, além de formar novos músicos. A estimativa é de que mais de 700 músicos seguiram carreira musical após os ensinamentos promovidos pela Banda Escola. Conforme consta no site da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, a Banda conta com aproximadamente 50 músicos e 30 alunos, os quais recebem bolsa de estudo como forma de auxílio para custear o aprimoramento técnico e também artístico. O repertório da Banda é considerado eclético, uma vez que é formado por marchas, músicas nacionais e internacionais.
O fundador e primeiro regente da Banda foi o Maestro Paulino Martins Alves, que iniciou as atividades no subsolo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa em 1952. Atualmente a Banda realiza os ensaios no Centro de Música.
Leia também: Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico.
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade