Criada em 1952, neste ano a Banda Lyra dos Campos celebra os seus 72 anos de existência. E para comemorar esses anos de tradição, a Banda realiza um concerto especial neste sábado (23), às 20 horas no Cine Teatro Ópera, localizado na Rua Quinze de Novembro, nº 468 – Centro. Sob a regência de Lucas da Silva Barros e com a participação do Coro Cidade de Ponta Grossa, o concerto promete encantar a noite e celebrar a cultura em Ponta Grossa. A entrada para o concerto é um pacote de doce. O Maestro Lucas da Silva Barros fala mais sobre a apresentação e convida a todos para prestigiar esse momento único.
O secretário da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, Alberto Portugal, fala orgulhoso sobre o desenvolvimento da Banda ao longo dos anos. “A Banda Lyra dos Campos é um patrimônio cultural imaterial da cidade de Ponta Grossa, faz parte de muitas gerações e celebrar mais um aniversário da banda, hoje mais fortalecida e com uma alta qualidade técnica, nos enche de orgulho”, fala.
Além disso, o secretário avalia que o investimento cultural na Banda faz toda a diferença no acesso à cultura a toda a população. “Acreditamos que manter a Banda Lyra dos Campos vai muito além de garantir o acesso à música de qualidade para toda a comunidade. Mas envolve também oferecer a uma população jovem, que são esses músicos, uma perspectiva de crescimento no cenário cultural da cidade de Ponta Grossa”, afirma o secretário.
BEM IMATERIAL DE PONTA GROSSA- Desde o dia 8 de agosto de 2022, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio imaterial da cidade a Banda Lyra dos Campos. Os patrimônios culturais imateriais de Ponta Grossa são preservados desde o dia 19 de maio de 2020, através da Lei Municipal Nº 13.694. Esta lei trata sobre o Programa Municipal de Salvaguarda de Bens Culturais no âmbito da Fundação Municipal de Cultura e visa proteger e promover a memória e a identidade cultural do município.
A Banda tem um papel importante na cidade e na promoção e acesso à cultura, uma vez que é presença garantida em eventos oficiais promovidos pelo município, além de formar novos músicos. A estimativa é de que mais de 700 músicos seguiram carreira musical após os ensinamentos promovidos pela Banda Escola. Conforme consta no site da Secretaria de Cultura de Ponta Grossa, a Banda conta com aproximadamente 50 músicos e 30 alunos, os quais recebem bolsa de estudo como forma de auxílio para custear o aprimoramento técnico e também artístico. O repertório da Banda é considerado eclético, uma vez que é formado por marchas, músicas nacionais e internacionais.
O fundador e primeiro regente da Banda foi o Maestro Paulino Martins Alves, que iniciou as atividades no subsolo da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa em 1952. Atualmente a Banda realiza os ensaios no Centro de Música.
Leia também: Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico.
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade