Categorias: Mundo

Bashar Al-Assad é derrubado do poder e foge da Síria. Rebeldes assumem o país

Bashar al-Assad decidiu renunciar ao cargo de presidente da Síria e deixar o país depois que grupos rebeldes islâmicos tomaram tomaram várias cidades, incluindo Aleppo, Holms e a capital Damasco. A informação é do Ministério das Relações Exteriores da Rússia e foi divulgada neste domingo (08).Bashar Al-Assad é derrubado do poder e foge da Síria. Rebeldes assumem o paísBashar Al-Assad é derrubado do poder e foge da Síria. Rebeldes assumem o paísBashar Al-Assad é derrubado do poder e foge da Síria. Rebeldes assumem o país

De acordo com um comunicado, o agora ex-presidente da Síria ainda teria instruído lideranças de seu governo a transferir o poder de forma pacífica. Vídeos publicados na agência de notícias Rádio e Televisão de Portugal (RTP) mostram grupos invadindo o palácio presidencial sírio, onde Bashar al-Assad residia.

As imagens mostram o local parcialmente destruído e tomado por rebeldes segurando bandeiras do país. Há ainda relatos de focos de incêndio na residência oficial. A RTP também informa que Bashar al-Assad já abandonou o país e foi para a Rússia.

Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu nota, informando que acompanha a escalada de violência na Síria e instando brasileiros que moram no país a procurar a embaixada brasileira em Damasco. A nota orienta que “todos os nacionais que se encontrem no país a que busquem sair da Síria.”

No comunicado, o Itamaraty disponibilizou um telefone de emergência e recomendou que brasileiros consultem o portal consular, com alertas e atualizações sobre a situação no país do Oriente Médio.

Entenda

A Síria vive uma guerra civil, desde 2011, que ganhou novos contornos na semana passada, quando grupos rebeldes islâmicos que lutavam contra o governo de Bashar Al-Assad tomaram a cidade de Aleppo. Ontem, rebeldes entraram nos subúrbios de Homs e avançaram, neste domingo, pela capital Damasco.

Entre os diversos grupos armados sírios que lutam contra o regime de al-Saad, destaca-se o grupo islâmico fundamentalista Hayat Thrir al-Sham (HTS), que nasceu em 2011 como um grupo filiado à Al Qaeda, do Iraque, e com ideologia jihadista – defende uma “guerra santa” para instituir a Sharia, a lei islâmica.

O regime de Bashar al-Assad, por outro lado, é secular, ou seja, separa o governo da religião, mas é acusado de várias violações dos direitos humanos e repressões.

Com informações da Agência Brasil

Leia também: Deslizamento de terra é registrado em rodovia que liga Castro a Tibagi

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Homem tenta forçar mulher a entrar em carro e é detido pela Guarda Municipal em PG

Vítima possui medida protetiva contra o agressor, que foi flagrado tentando colocá-la à força dentro…

% dias atrás

Prefeita Elizabeth exalta investimento milionário da DAF em nova fábrica em Ponta Grossa

O projeto representa a geração de empregos e o fortalecimento da economia local.

% dias atrás

Aposentados do INSS que ganham mais que o mínimo começam a receber 13º

O pagamento será realizado de forma escalonada, levando em consideração o dígito final do NIS,…

% dias atrás

Política do Futebol Feminino no Reino Unido: exclusão de mulheres transgênero

Suprema Corte do Reino Unido decide que apenas mulheres biológicas podem competir no futebol feminino,…

% dias atrás

Após terremoto de magnitude 7,5, Chile pede evacuação em Magallanes temendo tsunami

Alerta de tsunami no Chile: Evacuação urgente na região de Magallanes após terremoto de magnitude…

% dias atrás

Homem fica ilhado em rio e é resgatado pelos bombeiros em Castro

Segundo informações repassadas pela corporação, a vítima, identificada apenas pelas iniciais J.U., estava sozinha na…

% dias atrás