Categorias: Mundo

Bashar Al-Assad é derrubado do poder e foge da Síria. Rebeldes assumem o país

Bashar al-Assad decidiu renunciar ao cargo de presidente da Síria e deixar o país depois que grupos rebeldes islâmicos tomaram tomaram várias cidades, incluindo Aleppo, Holms e a capital Damasco. A informação é do Ministério das Relações Exteriores da Rússia e foi divulgada neste domingo (08).Bashar Al-Assad é derrubado do poder e foge da Síria. Rebeldes assumem o paísBashar Al-Assad é derrubado do poder e foge da Síria. Rebeldes assumem o paísBashar Al-Assad é derrubado do poder e foge da Síria. Rebeldes assumem o país

De acordo com um comunicado, o agora ex-presidente da Síria ainda teria instruído lideranças de seu governo a transferir o poder de forma pacífica. Vídeos publicados na agência de notícias Rádio e Televisão de Portugal (RTP) mostram grupos invadindo o palácio presidencial sírio, onde Bashar al-Assad residia.

As imagens mostram o local parcialmente destruído e tomado por rebeldes segurando bandeiras do país. Há ainda relatos de focos de incêndio na residência oficial. A RTP também informa que Bashar al-Assad já abandonou o país e foi para a Rússia.

Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu nota, informando que acompanha a escalada de violência na Síria e instando brasileiros que moram no país a procurar a embaixada brasileira em Damasco. A nota orienta que “todos os nacionais que se encontrem no país a que busquem sair da Síria.”

No comunicado, o Itamaraty disponibilizou um telefone de emergência e recomendou que brasileiros consultem o portal consular, com alertas e atualizações sobre a situação no país do Oriente Médio.

Entenda

A Síria vive uma guerra civil, desde 2011, que ganhou novos contornos na semana passada, quando grupos rebeldes islâmicos que lutavam contra o governo de Bashar Al-Assad tomaram a cidade de Aleppo. Ontem, rebeldes entraram nos subúrbios de Homs e avançaram, neste domingo, pela capital Damasco.

Entre os diversos grupos armados sírios que lutam contra o regime de al-Saad, destaca-se o grupo islâmico fundamentalista Hayat Thrir al-Sham (HTS), que nasceu em 2011 como um grupo filiado à Al Qaeda, do Iraque, e com ideologia jihadista – defende uma “guerra santa” para instituir a Sharia, a lei islâmica.

O regime de Bashar al-Assad, por outro lado, é secular, ou seja, separa o governo da religião, mas é acusado de várias violações dos direitos humanos e repressões.

Com informações da Agência Brasil

Leia também: Deslizamento de terra é registrado em rodovia que liga Castro a Tibagi

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Três suspeitos são presos com drogas durante patrulhamento da GCM em PG

GCM de Ponta Grossa prende três suspeitos com crack e maconha em patrulhamento na Vila…

% dias atrás

Ponta Grossa recebe Torneio Estadual de Taekwondo ATA neste sábado

O Shopping Palladium sediará o Torneio Estadual de Taekwondo ATA neste sábado (29), reunindo 200…

% dias atrás

NR-14: entenda o que diz a norma, importância, cuidados e como seguir

Garantir a saúde dos empregados é um dever de toda empresa que preza pela proteção…

% dias atrás

Elizabeth e Rangel devem ser ouvidos na CPI da Sanepar nesta quinta, em Ponta Grossa

A CPI da Câmara de Ponta Grossa investiga contratos da Sanepar. Oitiva com políticos importantes…

% dias atrás

Frei David no Prosa com Mazer: a Fraternidade e a Urgência da Ecologia Integral

No podcast 'Prosa com Mazer', Frei David discute a Campanha da Fraternidade 2023, destacando a…

% dias atrás

Suspeito de roubo é detido pela GCM após luta corporal com a vítima em PG

Suspeito de roubo é preso após luta corporal com vítima em Uvaranas, Ponta Grossa. Populares…

% dias atrás