Boa parcela da geração X, que compreende os nascidos nas décadas de 1960 e 1970, integra um grupo nomeado há não muito tempo: os envelhescentes.
O termo, criado pelo sociólogo brasileiro Manoel Berlinck, compreende as pessoas que tem entre 45 aos 65 anos de idade. A referência é exatamente a da adolescência. Estamos em uma fase de transição, uma geração que faz a ponte da idade adulta para a velhice.
O assunto foi tema e deu nome a um longa-metragem. Dirigido por Gabriel Martinez e com argumento de Ruggero Fiandanese, Envelhescência relata a história de seis pessoas que, aos 60 anos, vivem a vida de maneira plena
E para quem estava celebrando, há vários anos, o fim da fase conflituosa vivida na adolescência, más notícias: estamos de volta aos conflitos! A boa notícia: agora temos muito mais preparo para a jornada.
A energia das mudanças, que causa uma efervescência incontrolável nos adolescentes, em nós se traduz em uma melhor administração do tempo, da saúde e dos desafios.
Leia mais: Cada uma que a gente escuta, por Ana Cláudia Gambassi
Como na adolescência, estamos navegando em águas desconhecidas. Só que são águas mais calmas e sabemos manejar melhor o leme e as velas. Somos mais senhores de nós em muitos aspectos.
Essa segurança e bom senso, que só a maturidade traz, nos prepara para a próxima fase. Nossas eventuais rugas estão no rosto, mas não na alma. Podem contar com a nossa experiência e energia. Só não esperem de nós, menos rebeldia!
Cerimônia que marca o início da Gestão 2025/2026 será realizada na cidade de Imbaú, com…
Um homem de 34 anos, Daniel Silveira, morreu em Ponta Grossa após troca de tiros…
Julia Maria Hermann, mãe do jornalista Ney Hermann, faleceu aos 81 anos após sofrer um…
Medida faz parte de programa Mais Professores, de incentivo à docência
Perseguição policial em Ponta Grossa termina em confronto; homem de 36 anos com mandado de…
Motociclista de 34 anos fica ferido em seções com Onix na Av. Sousa Naves. SIATE…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade