Categorias: Paraná

‘BlaBlaCar’ suspende serviço no PR a partir de 30 de dezembro, após proibição

A BlaBlaCar, empresa responsável pelo aplicativo de caronas que conecta motoristas e passageiros, anunciou na segunda-feira (23) que irá manter o serviço durante o período de Natal, mas o suspenderá a partir de 30 de dezembro. A decisão ocorre após a Justiça proibir a plataforma de oferecer caronas no Paraná. A empresa afirmou que irá recorrer.

Em nota, a BlaBlaCar disse que a escolha de manter o serviço ativo até 30 de dezembro se dá em virtude da “complexidade envolvida na implementação da decisão e em respeito aos membros que já tinham viagens de carona planejadas”. No comunicado, também afirmou que a ordem de suspensão é “decorrente do que parece ser um mal-entendido sobre o modelo de caronas e seu uso”.

A determinação de suspender o funcionamento do aplicativo é da juíza Carolina Delduque Sennes Basso, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, que atendeu a um pedido da Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (Fepasc) e do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal do Estado do Paraná (Rodopar).

Para as entidades, a plataforma promove o transporte intermunicipal de passageiros de maneira ilegal. Com a decisão, a BlaBlaCar está proibida de prestar, divulgar, ofertar ou oferecer serviços de “carona” no Paraná. Caso não cumpra na ordem, a empresa está sujeita à multa diária de R$ 50 mil. 2 milhões de usuários no Paraná Segundo a empresa, a decisão judicial irá impactar diretamente os 2 milhões de membros somente no Paraná.

“Para muitos desses usuários, a carona solidária não é apenas uma opção conveniente, mas também a única alternativa viável de viagem, já que quase 1.000 rotas atendidas por caronas não possuem cobertura por outros meios de transporte”, argumenta a empresa. “Além disso, a decisão não tem precedentes em nível mundial. Caso seja mantida, o Paraná poderá se tornar a primeira região no mundo onde a BlaBlaCar será obrigada a suspender suas operações devido a uma ordem judicial preliminar”, diz outro trecho do comunicado.

As informações são da Banda B.

Leia também: Lula sanciona lei sobre uso de bioinsumos na agropecuária.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Gari é atropelado por carro ao descer de caminhão de coleta em Ponta Grossa

De acordo com informações preliminares, o trabalhador descia do caminhão para recolher os sacos de…

% dias atrás

Jovem que morreu atropelado estava a caminho do primeiro dia de trabalho

O jovem estava a caminho do seu primeiro dia de trabalho. Nossa equipe conversou com…

% dias atrás

Primeira onda de frio do ano derruba temperaturas no Paraná a partir desta quinta

Em relação à queda da temperatura máxima, o impacto será mais visível no Leste, Centro…

% dias atrás

Castrolanda projeta safra recorde para 2024/2025

A Cooperativa Castrolanda prevê uma safra recorde de grãos para o ciclo 2024/2025, com estimativa…

% dias atrás

PM prende rapaz que furtou objetos de escola em Telêmaco Borba; veja vídeo

Furyo aconteceu na madrugada de quarta-feira. O indivíduo confessou o crime e indicou onde havia…

% dias atrás

Psicóloga fala ao BnT News sobre autismo e inclusão: “Informação é essencial”

Questionada sobre o estereótipo de que autistas não gostam de toque ou afeto, Seglinde enfatizou…

% dias atrás