A Black Friday é uma das datas promocionais mais aguardada por
comerciantes e clientes, tudo pelas grandes promoções que podem chegar a até
70% em alguns estabelecimentos e o volume de compra na data.
Hoje, a Black Friday no Brasil deixou de ser apenas online, como foi em
sua primeira edição em 2010, e acontece nas lojas físicas do segmento de
vestuário, acessórios e eletrônicos, caso da Gouveia – Ótica, Relojoaria e
Joalheria, que participa das promoções na data há 5 anos.
Segundo Gabriel de Gouveia, proprietário da loja, a Black Friday tem
ganhado cada vez mais força no varejo, uma inversão do comportamento do
consumidor. “Em todos os meses do ano temos um início de mês forte e as vendas
vão arrefecendo quanto mais perto do fim do mês. Sentimos que o mês de novembro
tem outro perfil, pois os consumidores têm expectativa pelas ofertas da Black
Friday”.
Ele comenta ainda que os clientes ligam nas lojas perguntando se haverá
adiantamento de algum tipo de promoção, fazendo orçamentos e segurando as
compras, esperando que o produto entre com desconto. “Então é essencial
promover alguma ação para tentar alcançar a expectativa dos clientes para a
data”.
E é compreensível a expectativa, pois neste ano a Gouveia oferta durante
o mês inteiro produtos remarcados com até 70% de desconto e lentes digitais com
50% off, além de promoções exclusivas para a sexta-feira 26.
Gabriel está otimista com a data. “Embora o varejo em geral tenha
registrado um terceiro trimestre de 2021 muito fraco, esperamos um aumento de
30% para a semana da Black Friday e 50% nos dias do final de semana de oferta”,
finaliza.
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E a expectativa dele vai de encontro a pesquisa da Fecomércio PR ao
apontar que 36% dos paranaenses veem vantagem na Black Friday e 13% deles já
aproveitam os descontos da data para já comprar os presentes do Natal.
Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
(CNC), a Black Friday de 2021 deve movimentar cerca de R$3,93 bi no país e,
somente no Paraná, cerca de R$269 mi, sendo a quarta maior movimentação
financeira do país, atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
E os descontos significativos fazem com que 29% dos paranaenses ouvidos
pela Fecomércio PR gastem mais na Black Friday, sendo que 59,2% deles fazem
compras adicionais, dependendo do benefício ofertado pela loja ou site.
Ainda de acordo com a pesquisa, entre os produtos mais procurados, estão
os eletroeletrônicos (68%), eletrodomésticos (52%) e roupas e calçados (46%).
Já o valor médio que o paranaense quer gastar neste ano está entre R$201 e
R$500 (48%).
O presidente do Sindilojas Ponta Grosa e Região, José Carlos Loureiro
Neto, comemora as promoções planejadas para a data. “Estamos muito animados
para o movimento no comércio durante a semana da Black Friday, ainda mais
sabendo que nossos lojistas preparam descontos espetaculares, esquentando já as
compras para o Natal”, enfatiza.
Falando em Natal, mais de 60 empresas de Ponta Grossa e região participam
da Campanha de Natal do Sindilojas, onde os clientes concorrem a mais de 20 prêmios,
como 1 Jepp Renegade.
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