Casa Branca/Divulgação
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) vai solicitar esclarecimentos ao governo dos Estados Unidos sobre o uso de algemas e correntes em imigrantes brasileiros durante um voo de repatriação realizado pelo Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos EUA (ICE). O incidente, ocorrido em um voo com destino a Belo Horizonte, levou o governo brasileiro a impedir a continuidade da aeronave após escala em Manaus.
Em nota oficial, o Itamaraty destacou que “o uso incluído de algemas e correntes viola os termos do acordo com os EUA, que prevê o tratamento digno, respeitoso e humano dos repatriados”. Em 2018, os dois países firmaram um acordo que possibilita voos de repatriação para abreviar a permanência de brasileiros em centros de detenção norte-americanos por imigração irregular.
Leia mais: Escolas de Samba: deferidas as inscrições para Prêmio Trajetória Cultural
O voo transportava 88 brasileiros. Além do uso de algemas, o sistema de ar condicionado da aeronave estava inoperante. Por conta disso, as autoridades brasileiras decidiram não autorizar o voo. Os repatriados passaram a noite em Manaus e foram transportados para Belo Horizonte na tarde seguinte, em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).
O governo brasileiro reiterou que considera “inaceitável que as condições acordadas com o governo norte-americano não sejam respeitadas”. A nota ressalta ainda que o Ministério das Relações Exteriores está atento às políticas migratórias dos Estados Unidos, que envolvem “garantir a proteção, segurança e dignidade dos brasileiros ali residentes”.
*Com informações da Assessoria
Foram 103.536 empresas abertas e 57.504 baixadas de janeiro a março. Duas em cada 10…
Em nota, a Anvisa informou que a decisão foi adotada porque a planta, de nome…
Dupla são da cidade de Passo Fundo (RS). Apreensão aconteceu na manhã desta sexta-feira
O concurso para auditor fiscal do trabalho 2024-2025 convocou até agora 900 pessoas aprovadas nas…
O produtor musical e o cantor são bastante conhecidos na cidade. Eles foram presos em…
Cerca de 80 policiais civis e militares participaram da operação, que também teve a atuação…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade