As equipes econômicas de Brasil e Argentina anunciaram nesta segunda-feira (23) querem trabalhar em uma proposta de criação de uma moeda comum que possa ser usada apenas nos fluxos comerciais e financeiros.
O objetivo seria reduzir custos operacionais e a dependência de moedas estrangeiras, especialmente o dólar. O plano, no entanto, não é extinguir o real e o peso argentino, sendo a nova moeda apenas para negociações, como importação e exportação entre os dois países.
Em encontro com Alberto Fernandez, presidente argentino, Lula disse que isso será feito com muito debate e muitas reuniões. “Se dependesse se mim, a gente teria comércio exterior sempre nas moedas dos outros países, para não precisássemos ficar dependendo do dólar”, argumentou o presidente.
Segundo Lula, muitos países têm dificuldade de adquirir dólar, e isso impede que acordos aconteçam. “Deus queira que nossos ministros e presidente de bancos centrais tenham a inteligência, a competência e a sensatez necessária para que a gente dê um salto de qualidade nas nossas relações comerciais e financeiras”, completou o presidente.
A ideia, porém, não é nova. Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro, juntamente com Paulo Guedes e o ex-presidente argentino Mauricio Macri, revelaram que também estudavam a proposta de moeda única para toda a América do Sul, começando com uma entre Brasil e Argentina. No entanto, com a eleição de Fernandez e a pandemia, os planos foram deixados de lado.
Com informações da Agência Brasil
Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…
Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade