Categorias: Brasil

Brasil está na contramão da meta da OMS para extinção da tuberculose

Estudo desenvolvido pelo Instituto Gonzalo Muniz, braço da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na Bahia, aponta que as atuais políticas públicas em curso no Brasil não serão suficientes para que o país atinja as metas fixadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) voltadas para a eliminação da tuberculose. Ao contrário, a tendência atual é de um aumento na incidência da doença.

A pesquisa foi feita a partir de análises baseadas em dados de registros da doença no período que vai de janeiro de 2018 a dezembro de 2023. Os resultados foram reunidos em um artigo publicado na última edição da revista científica The Lancet Regional Health – Americas. Nesta sexta-feira (7), o portal da Fiocruz publicou uma nota com as principais conclusões.

Em 2023, o Brasil registrou 39,8 casos de tuberculose por 100 mil habitantes. As projeções do estudo indicam que, até 2030, a incidência será ainda maior: 42,1 por 100 mil pessoas.

O cenário brasileiro está na contramão da meta de eliminação da doença na região das Américas em 2035. A expectativa da OMS é reduzir a incidência em 50% no ano de 2025 e 80% em 2030, em comparação com as taxas de 2015. Se o Brasil estivesse na direção almejada, deveria ter chegado em 2023 com 6,7 casos por 100 mil habitantes.

Os pesquisadores não questionam o valor das políticas públicas atuais, mas apontam a necessidade de se criar estratégias integradas e elencam desafios que devem ser enfrentados. Entre eles está o acesso limitado à saúde, a não adesão ao tratamento e a limitação de recursos para ações inovadoras no controle da doença na última década. Também são mencionados os impactos da pandemia da covid-19. Os serviços de saúde voltados para o controle da tuberculose foram bastante afetados.

“Caso houvesse aumento da cobertura de terapia diretamente observada (DOT), de adesão ao tratamento preventivo (TPT) e da investigação de contato, combinado com esforços para reduzir casos de tuberculose entre populações vulneráveis, a incidência poderia ser reduzida a 18,5 casos por 100 mil, embora ainda seja um número acima das metas da OMS. Com essas intervenções, foram observadas reduções de 25,1% na incidência projetada até 2025 e 56,1% até 2030, destacando o potencial de estratégias integradas”, registra a nota divulgada pela Fiocruz.

No artigo, os pesquisadores ressaltam também a necessidade de aprimorar os programas de controle da tuberculose em ambientes prisionais, por meio da melhoria da triagem e acesso ao TPT. Outra recomendação envolve a melhora da cogestão de casos de coinfecção com HIV e diabetes, com aumento de testes e início do tratamento.

Leia também: Acidente entre moto e Ford Ka na Av. Anita Garibaldi: motorista cruza via e atinge motociclista

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

AMCG debate ações em prol do desenvolvimento sustentável em evento da Itaipu

Núcleo de Cooperação Socioambiental reuniu representantes de municípios dos Campos Gerais, organizações cooperativas, empresas, movimentos…

% dias atrás

Polícia Civil de Sengés prende três suspeitos em operação contra o tráfico de drogas

A Polícia de Sengés prende três suspeitos de tráfico, incluindo um menor. Drogas apreendidas e…

% dias atrás

Vídeo: Ciclista fura preferencial e colide com caminhão guincho em Ponta Grossa

Ciclista fura preferencial e colide com caminhão em Ponta Grossa. Ele sofreu ferimentos leves e…

% dias atrás

Alunos dos Campos Gerais recebem kit de material escolar do Governo do Estado

Ação garante materiais escolares gratuitos a alunos da rede estadual já no início do ano…

% dias atrás

Família de Ponta Grossa procura por pinscher desaparecida em Uvaranas

Família de Ponta Grossa procura pela pinscher Molly, desaparecida em Uvaranas. Informações podem ser enviadas…

% dias atrás

Acidente entre moto e Ford Ka na Av. Anita Garibaldi: motorista cruza via e atinge motociclista

Motociclista é atingido por Ford Ka que cruzou via proibida na Av. Anita Garibaldi, em…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade