Categorias: Brasil

Brasil monitora surto de vírus respiratório na China

O Ministério da Saúde informou que acompanha “atentamente” o surto de metapneumovírus humano (HMPV) registrado ao longo das últimas semanas na China. Segundo a pasta, o vírus responde por uma série de infecções respiratórias identificadas no país, sobretudo entre crianças.

“Até o momento, não há alerta internacional emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mas a vigilância epidemiológica brasileira está em constante comunicação com autoridades sanitárias da OMS e de vários países, incluindo a China, para monitorar a situação e trocar informações relevantes.”

De acordo com o ministério, as últimas atualizações de vigilância feitas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China mostram que a magnitude e a intensidade das infecções respiratórias registradas ao longo das últimas semanas foram menores do que as registradas no mesmo período do ano anterior.

“No entanto, foi observado um aumento nas infecções respiratórias agudas, incluindo gripe sazonal, metapneumovírus humano (HMPV), infecção por rinovírus, vírus sincicial respiratório (VSR) e outros, particularmente nas províncias do norte chinês.”

“Embora o risco de uma pandemia seja considerado baixo pelos especialistas, o Ministério da Saúde salienta que é fundamental reforçar as medidas de prevenção e controle de infecções respiratórias”, completou a nota.

A pasta voltou a incentivar a vacinação como medida preventiva para infecções respiratórias, incluindo a covid-19 e a gripe ou influenza – sobretudo entre grupos considerados prioritários, como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades.

De acordo com o ministério, as vacinas contra a covid-19 e a influenza continuam sendo eficazes contra formas graves de ambas as doenças, reduzindo o número de hospitalizações e mortes provocadas pelas variantes em circulação.

A nota também incentiva o uso de máscaras faciais por pessoas com sintomas gripais e resfriados, já que a estratégia contribui para diminuir a transmissão de todos os vírus respiratórios, inclusive o metapneumovírus.

Entenda

O HMPV é um vírus respiratório que causa infecções nas vias respiratórias superiores e inferiores. No Brasil, foi identificado pela primeira vez em 2004. Desde então, tem sido monitorado como parte das atividades de vigilância epidemiológica do ministério, que inclui a coleta e análise de dados sobre doenças respiratórias.

“É um vírus conhecido no mundo e comum em casos de síndrome gripal (casos leves), podendo eventualmente evoluir para casos de síndrome respiratória aguda grave que requerem internação”, destacou a pasta.

A vigilância do HMPV é feita através do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica (Sivep), com a identificação de casos por meio dos núcleos hospitalares de epidemiologia em serviços de saúde, que monitoram a circulação de diversos patógenos respiratórios no país.

Leia também   Itaú abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em PG e Jaguariaíva

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Sanepar orienta população a como escoar corretamente água da chuva dos imóveis

Entenda a importância do manejo correto das águas pluviais e como evitar problemas ambientais e…

% dias atrás

Presidente Eleito dos EUA Propõe Integração do Canadá como ’51º Estado’

O debate sobre a soberania canadense e a visão expansionista de Trump continua a dominar…

% dias atrás

Fraudes envolvendo alvarás de funcionamento é registrado em Telêmaco Borba

As supostas notificações chegam através de e-mails, especialmente para empresários que possuem CNPJ. A prefeitura…

% dias atrás

EPR Litoral Pioneiro realiza mutirão de empregos em Sengés e Siqueira Campos

Mutirões de empregos é para seleção de profissionais que irão trabalhar nas novas praças de…

% dias atrás

Bênção de veículos acontece nesta sexta em PG

Com uma história que teve início há 73 anos em Curitiba, na Paróquia Nossa Senhora…

% dias atrás

Abertura do Simples Nacional: oportunidades e requisitos para 2025

Empresas têm até 31/01/2025 para aderir ao Simples Nacional. Pendências no Ceará podem impedir a…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade