Categorias: Coluna

Brasileiro é folgado! O ano “só começa” depois do Carnaval! Será?

Você já deve ter ouvido esta frase diversas vezes, não é mesmo? Que as coisas no Brasil só funcionam depois do Carnaval. Essa é uma das grandes mentiras dos ditos populares, entendo que isso é um complexo de vira lata, termo criado por Nelson Rodrigues, logo depois da derrota do Brasil na Copa de 50. Esse termo coloca o Brasil sempre em inferioridade a outros povos, o que de fato não é verdadeiro.


Dizer que o Brasil começa “a andar” somente depois de Carnaval, é uma grande mentira! Você que trabalha no comércio, indústria, construção civil, prefeitura ou você que é proprietário de uma pequena ou mesmo grande empresa, com certeza logo no dia 02 de janeiro já estava no batente, como a grande maioria dos trabalhadores deste país, exceto àqueles que estavam no seu merecido período do férias. Portanto o Brasil dá uma pequena parada para uma parte nos dias de final de ano, mas retoma a todo vapor logo no segundo dia do próximo ano, pois as contas, os boletos não esperam. O patrão te espera já no primeiro dia útil do ano, mesmo que a ressaca do réveillon te acompanhe no dia 02.

Claro que neste período de Carnaval grande parte da população aproveita os dias para descanso, lazer ou até mesmo festa para aqueles que gostam, que não é meu caso.
As rodovias e aeroportos tem um movimento maior, a rede hoteleira e locais de pontos turísticos, mesmo onde não há festa do Carnaval, tem um aumento significativo de turistas, o que gera uma maior receita no comércio destas regiões e consequentemente de trabalho, seja formal ou informal, para as pessoas que residem nestes locais.

Portanto o Carnaval não propicia a festa para a maioria, claro que temos muita gente que gosta da festa e isso é legítimo, o ser humano precisa desses momentos, mas o Brasil não é de fato o país do futebol e do Carnaval, o Brasil é um país onde se trabalha muito, país de um povo sofrido, que corre diariamente para buscar o seu sustento, até mesmo nos dias de Carnaval.


Então na quarta-feira para aqueles que não atuam em atividades essenciais, retomam as atividades pois temos um ano quase inteiro pela frente. E para você que vai aproveitar o feriado, cuidado nas estradas e se beber, não dirija!

Roberto Ferensovicz

Servidor público municipal há 28 anos. Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ponta Grossa (SindServ-PG)

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade