Foto: divulgação
O transporte público gratuito tem sido um dos combustíveis do desenvolvimento da cidade de Carambeí, de acordo com a prefeita Elisangela Pedroso, em entrevista para o portal BnT. O projeto “Busão Grátis” permite que a população circule sem pagar, beneficiando diretamente os moradores e fortalecendo o comércio local.
De acordo com Elisangela, o transporte gratuito era um desejo desde o início da gestão. “O dinheiro do povo tem que voltar para o povo em políticas públicas. E essa foi uma maneira que encontramos, após muitas idas e vindas ao Tribunal de Contas, para garantir que fosse feito com responsabilidade”, afirmou.
A cidade conta com uma frota terceirizada, com ônibus circulando a cada 30 minutos e atendendo todos os bairros, além da zona rural de Carambeí em três horários diferentes ao dia. O sistema também dispõe de tecnologia embarcada, incluindo câmeras de monitoramento para garantir segurança e controle sobre a demanda. Atualmente, entre 27 a 30 mil pessoas usam o serviço mensalmente.
A gratuidade no transporte público impactou diretamente o comércio local, porque muitas pessoas que antes buscavam fazer compras em cidades vizinhas, como Castro e Ponta Grossa, passaram a consumir dentro do próprio município. “Isso fomentou o nosso comércio e incentivou o investimento na cidade”, destacou a prefeita. A população de Carambeí está optando por ficar na cidade.
Além do transporte gratuito, a gestão municipal tem investido fortemente na qualificação profissional da população. Segundo a prefeita, foram mais de R$4 milhões investidos no sistema S para capacitação da mão de obra, preparando trabalhadores para indústrias da região como Ambev, JBS, BRF, Frísia e outras.
O projeto de qualificação inclui cursos técnicos voltados para demandas específicas das empresas locais, além da instalação de uma cozinha-escola para capacitação na área de produção alimentícia. “Se recebemos uma multinacional com investimento de mais de um bilhão, hoje temos condições de receber qualquer outra indústria que venha para a cidade, pois nosso povo está qualificado”, afirmou Elisangela.
"Se eu estivesse lá, provavelmente, eu agiria”, diz Márcia Lopes
PCPR prende 24 por fraude de soja e fertilizantes. Mandados em Ponta Grossa e mais…
Chances são para as serras gaúcha e catarinense e sul do Paraná
Confira as principais notícias policiais das últimas horas em Ponta Grossa e região.
PM realiza palestras em Castro na Semana da Mulher do Campo, com foco em segurança…
Apuração sobre morte de advogado em Cuiabá revelou tabela de preços
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade