Categorias: DestaquePolítica

Câmara de Castro aprova PL que obriga execução de hinos nas escolas municipais

Foi aprovado por unanimidade em discussão única pelos vereadores de Castro, na quarta-feira (13), o Projeto de Lei n° 106/2023 sobre a obrigatoriedade da execução do hino nacional brasileiro e do hino de Castro nas escolas públicas da rede municipal de ensino, entidades educacionais, subvencionadas ou conveniada. O PL é de autoria do vereador Rafael Rabbers e tem como objetivo a execução dos hinos uma vez por semana.

Segundo o projeto, a ideia é conhecer o hino nacional brasileiro e o municipal, valorizar os hinos, desenvolver o senso de patriotismo e cidadania e criar no ambiente escolar um universo de respeito e amor à pátria e ao município.

A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com o vereador Rafael Rabbers. Segundo ele, algumas escolas não fazem esse momento cívico durante a semana. “É muito importante os alunos terem isso pela importância, respeito a bandeira, conhecer o hino e saber cantar o hino de Castro e do Brasil. Sendo assim, as escolas também podem criar concursos de poemas sobre a bandeira e a pátria. Da mesma forma que fazemos aqui na Câmara uma vez por semana, as escolas podem inovar e fazer isso também”.

Durante a sessão, também foi aprovado o requerimento 436/2023 do vereador Joel Elias Fadel, que pede à possibilidade de se desenvolver um projeto de iluminação em tecnologia de LED, para o Centro Histórico e espaços públicos, como na Igreja Matriz Sant’Ana, Ponte Férrea, Museu do Tropeiro, etc. Para Joel, a iluminação de LED possui melhor desempenho, maior durabilidade, é mais econômica e indiretamente garantirá melhorias em turismo e segurança. “Iluminação por LED é muito mais barata e tem durabilidade maior em relação a da luz amarela. Investimento de R$ 6 milhões para trocar a cidade inteira, em quatro a cinco anos se paga totalmente, sendo uma forma de ter mais qualidade. Castro de noite é uma cidade muito feia”.

Leia também: Vereadores de Castro prestam homenagem aos atletas de judô do projeto Leões do Tatame

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

1ª onda de frio chega ao PR semana que vem com termômetros perto de 0ºC

Entre quarta-feira, dia 28 de maio, e a primeira semana de junho, as manhãs no…

% dias atrás

Licitação da Prefeitura PG prevê contratação de telefonia móvel por até R$ 28,7 mil

As empresas interessadas podem obter o edital completo, bem como seus anexos, diretamente no Departamento…

% dias atrás

Última parcela do IPVA 2025 para placas finais 5 e 6 vence hoje no PR

Pagamento só nos canais oficiais, via PIX, cartão ou bancos. Finais 7 e 8 vencem…

% dias atrás

Serventuária da Justiça é indiciada por desvio de alvarás judiciais em Ponta Grossa

De acordo com a investigação, a funcionária pública utilizava seu login nos sistemas judiciais para…

% dias atrás

Condenado por estuprar criança em PG tenta se esconder embaixo da cama durante prisão

Ao perceber a chegada dos policiais, o condenado ainda tentou se esconder embaixo de uma…

% dias atrás

“Envelhecer com Saúde: Como Evitar as Armadilhas do Alzheimer”

ia. 🗓️ Não perca! Este é o tipo de conteúdo que pode fazer diferença na…

% dias atrás