Categorias: DestaquePolítica

Câmara de Castro aprova PL que obriga execução de hinos nas escolas municipais

Foi aprovado por unanimidade em discussão única pelos vereadores de Castro, na quarta-feira (13), o Projeto de Lei n° 106/2023 sobre a obrigatoriedade da execução do hino nacional brasileiro e do hino de Castro nas escolas públicas da rede municipal de ensino, entidades educacionais, subvencionadas ou conveniada. O PL é de autoria do vereador Rafael Rabbers e tem como objetivo a execução dos hinos uma vez por semana.

Segundo o projeto, a ideia é conhecer o hino nacional brasileiro e o municipal, valorizar os hinos, desenvolver o senso de patriotismo e cidadania e criar no ambiente escolar um universo de respeito e amor à pátria e ao município.

A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com o vereador Rafael Rabbers. Segundo ele, algumas escolas não fazem esse momento cívico durante a semana. “É muito importante os alunos terem isso pela importância, respeito a bandeira, conhecer o hino e saber cantar o hino de Castro e do Brasil. Sendo assim, as escolas também podem criar concursos de poemas sobre a bandeira e a pátria. Da mesma forma que fazemos aqui na Câmara uma vez por semana, as escolas podem inovar e fazer isso também”.

Durante a sessão, também foi aprovado o requerimento 436/2023 do vereador Joel Elias Fadel, que pede à possibilidade de se desenvolver um projeto de iluminação em tecnologia de LED, para o Centro Histórico e espaços públicos, como na Igreja Matriz Sant’Ana, Ponte Férrea, Museu do Tropeiro, etc. Para Joel, a iluminação de LED possui melhor desempenho, maior durabilidade, é mais econômica e indiretamente garantirá melhorias em turismo e segurança. “Iluminação por LED é muito mais barata e tem durabilidade maior em relação a da luz amarela. Investimento de R$ 6 milhões para trocar a cidade inteira, em quatro a cinco anos se paga totalmente, sendo uma forma de ter mais qualidade. Castro de noite é uma cidade muito feia”.

Leia também: Vereadores de Castro prestam homenagem aos atletas de judô do projeto Leões do Tatame

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Buscas por homem desaparecido no Rio Tibagi devem ser retomadas amanhã

Vitima, de 45 anos, estava nadando com amigos quando submergiu. Equipes do Corpo de Bombeiros…

% dias atrás

Operário empata com CRB e garante melhor campanha da história na Série B

Time de Ponta Grossa alcançou o sétimo lugar com 58 pontos e garante melhor campanha…

% dias atrás

Costas curvadas, por Renata Regis Florisbelo

Oba, a coluna da Renata Regis Florisbelo já está no ar!! O tema desta semana…

% dias atrás

Homem leva tiro em vila de Castro e equipes são mobilizadas

Caso aconteceu na tarde deste sábado (23) na Vila Operária. Tiro teria atingido a região…

% dias atrás

Indivíduos são presos por tráfico de crack em plena luz do dia na região central de PG

Dupla estava traficando entorpecentes na Rua Fernandes Pinheiro, próximo ao Terminal Central. Prisão aconteceu na…

% dias atrás

Time de futsal de Ponta Grossa conquista título do Paranaense sub-14

Ao longo da competição, a equipe disputou 13 partidas, alcançando 11 vitórias e dois empates,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade