Durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Castro desta quarta-feira (26), os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento nº 138/2023 que pede a possibilidade da criação de um Jardim Botânico no Parque Lacustre Doutor Ronie Cardoso. De autoria do vereador Joel Elias Fadel (Patriota) a ideia é que toda o entorno do parque seja preenchida por novas árvores e plantas deixando uma área mais verde, além de tornar um atrativo turístico.
A reportagem do Portal BnT Online conversou com o vereador. Segundo ele é preciso ter mais árvores para recuperar aquelas que estão sendo perdidas. “O lago é alimentado por um ribeirão e cada vez que tem chuva vem muita terra que acaba ficando a maior parte de terra no local. É possível ver que alguns pássaros andam no meio da água pela questão da lama, e em razão disso, as plantas, árvores e os pinheiros morreram. Outra questão também é a ilha que tem no meio do parque. Tem duas questões diferentes, primeira que a água está encharcando a raiz e outra é do branqueamento nas árvores, isso é um dos motivos que está matando as árvores”.
Além disso, Joel explica que o Jardim Botânico também seria um atrativo turístico para as pessoas. Ele também destaca que para plantar as árvores precisaria evitar que as raízes entrassem muito em contato com a água, a exemplo do pinheiro que não é uma planta aquática. “Tem que estudar espécies que possuem raízes mais largas, ou seja, paralelas ao chão. A ideia também é ter árvores frutíferas e com esse Jardim Botânico é que essas novas árvores não tenham uma raiz tão profunda para não apodrecer e morrer tudo, senão tudo vai ficar um deserto”.
Guto deixa secretaria
No final da sessão o vereador Augusto Beck (PP) deixou o cargo de 1° secretário da Mesa Diretora da Câmara. Em conversa com a reportagem disse que deixou a função por questão de saúde, e que não tem nenhuma relação com o trabalho. “Eu tive minha pressão alterada e cheguei a ir em um cardiologista para fazer alguns exames com isso decide dar uma pausa. Esse é o motivo e não aconteceu nada aqui para que eu pedisse a renúncia do cargo de 1° secretário”. O vereador estava na função desde o início desse ano.
Já na próxima sessão a ser realizada no dia 3 de maio haverá nova eleição para escolha do novo secretário.
Leia também: Agentes são treinados para dar início à implantação do Estar Digital em Castro
Os embarques devem ser realizados com os cartões Transporte, Isento ou Estudante, além de cartões…
A taxa de desocupação para as pessoas com ensino médio incompleto (10,8%) foi maior do…
Depois de bater na mulher, o homem saiu de casa levando o filho de um…
Competição faz parte da seletiva para o Brasileiro 2025. Tibagi teve cinco atletas participando, todos…
O detido foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça para o…
Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade