Câmara de Castro pede que seja criado um Jardim Botânico no Parque Lacustre

Durante a sessão ordinária na Câmara Municipal de Castro desta quarta-feira (26), os vereadores aprovaram por unanimidade o requerimento nº 138/2023 que pede a possibilidade da criação de um Jardim Botânico no Parque Lacustre Doutor Ronie Cardoso. De autoria do vereador Joel Elias Fadel (Patriota) a ideia é que toda o entorno do parque seja preenchida por novas árvores e plantas deixando uma área mais verde, além de tornar um atrativo turístico.

A reportagem do Portal BnT Online conversou com o vereador. Segundo ele é preciso ter mais árvores para recuperar aquelas que estão sendo perdidas. “O lago é alimentado por um ribeirão e cada vez que tem chuva vem muita terra que acaba ficando a maior parte de terra no local. É possível ver que alguns pássaros andam no meio da água pela questão da lama, e em razão disso, as plantas, árvores e os pinheiros morreram. Outra questão também é a ilha que tem no meio do parque. Tem duas questões diferentes, primeira que a água está encharcando a raiz e outra é do branqueamento nas árvores, isso é um dos motivos que está matando as árvores”.

Além disso, Joel explica que o Jardim Botânico também seria um atrativo turístico para as pessoas. Ele também destaca que para plantar as árvores precisaria evitar que as raízes entrassem muito em contato com a água, a exemplo do pinheiro que não é uma planta aquática. “Tem que estudar espécies que possuem raízes mais largas, ou seja, paralelas ao chão. A ideia também é ter árvores frutíferas e com esse Jardim Botânico é que essas novas árvores não tenham uma raiz tão profunda para não apodrecer e morrer tudo, senão tudo vai ficar um deserto”.

Guto deixa secretaria

No final da sessão o vereador Augusto Beck (PP) deixou o cargo de 1° secretário da Mesa Diretora da Câmara. Em conversa com a reportagem disse que deixou a função por questão de saúde, e que não tem nenhuma relação com o trabalho. “Eu tive minha pressão alterada e cheguei a ir em um cardiologista para fazer alguns exames com isso decide dar uma pausa. Esse é o motivo e não aconteceu nada aqui para que eu pedisse a renúncia do cargo de 1° secretário”. O vereador estava na função desde o início desse ano.

Já na próxima sessão a ser realizada no dia 3 de maio haverá nova eleição para escolha do novo secretário.

Leia também: Agentes são treinados para dar início à implantação do Estar Digital em Castro

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Falta de médicos no interior não é só uma questão de salário

Estudiosos defendem que fatores como identificação com o local de trabalho podem pesar mais na…

% dias atrás

Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

A substituição da dose oral pela injetável no Brasil tem o aval da Câmara Técnica…

% dias atrás

Paraná tem participação fundamental para aumento da safra de feijão no País

Possibilidade de crescimento em 23 mil hectares na primeira safra de feijão paranaense, ainda que…

% dias atrás

Hora extra lidera litígios trabalhistas e requer atenção redobrada das empresas

Complexidade nos cálculos e divergências sobre compensação de horas levam trabalhadores a recorrer à Justiça…

% dias atrás

Grandes players do Brasil revelam estratégias vencedoras durante o PL Connection

Evento reúne as maiores empresas do varejo brasileiro e debate como as novas tecnologias, aliadas…

% dias atrás

Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

A Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ) encena Don Quixote,…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade