Categorias: DestaquePonta Grossa

Câmara de PG recebe iluminação alusiva ao Agosto Lilás

As pessoas que passarem pela Câmara Municipal de Ponta Grossa no período da noite, durante este mês, verão a iluminação temática da campanha “Agosto Lilás”.

Instituída no país, através da Lei 14.448/2022, a iniciativa tem o objetivo de alertar a população sobre a importância da prevenção e do enfrentamento à violência contra a mulher e incentivando as denúncias de agressão. A campanha relembra o aniversário da Lei Maria da Penha – Lei Nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, que em 2023 completa 17 anos.

De acordo com o presidente da Casa, Filipe Chociai, a informação é uma ferramenta fundamental nessa luta, para que tanto as vítimas, como familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência. “O Poder Legislativo deve se manifestar em relação ao um tema tão importante. Em virtude disso, utilizamos da nossa fachada para levar as mulheres à reflexão sobre o avanço que a Lei Maria da Penha traz para a segurança do público feminino, bem como, para passar uma mensagem de que as mulheres não estão sozinhas nestes momentos difíceis”, disse Chociai.

Mesmo com os avanços obtidos pelas redes de proteção, a situação da violência contra a mulher ainda tem números alarmantes em todo o Brasil, é o que aponta o Observatório da Mulher Contra a Violência, do Senado Federal, em pesquisa realizada desde 2005 com a população feminina de várias partes do Brasil. O último demonstrativo, divulgado em 2021, registra uma elevação de aproximadamente 30% no número de mulheres que afirmaram ter sofrido violência física. Já no caso de violência psicológica os números subiram 165% e violência moral ultrapassou os 200%.

A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. Ou através do Ligue 180. Para a mesma finalidade, as mulheres podem acionar a Patrulha Maria da Penha, da Prefeitura de Ponta Grossa, como também a Casa da Mulher, local em que as mulheres em situação de violência podem realizar denuncias e ter orientações sobre os tipos de violências cometidos.

Leia também: ACIPG debate Reforma Tributária em audiência pública

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Castro entregará kit de material escolar para alunos no primeiro dia de aula

Prefeitura da cidade investiu cerca de R$ 500 mil nos materiais que estão separados em…

% dias atrás

Morre Serginho, ex-jogador do Operário, aos 73 anos

Sérgio Borges atuou no clube nos anos 1970. Ele faleceu neste sábado (18) na Santa…

% dias atrás

Record demite Luiz Bacci após 14 anos e contrata jornalista do Paraná

Bacci estava na emissora de Edir Macedo desde 2010, onde ganhou notoriedade como o ‘Menino…

% dias atrás

Identificados os seis mortos em operação policial contra grupo criminoso em PG

Ação ocorreu em uma chácara entre Ponta Grossa e Palmeira, onde o grupo se preparava…

% dias atrás

Motorista colide com defensa metálica, sai do carro e morre atropelado na BR-376 em Tibagi

Motorista de 34 anos foi atropelado por outro condutor que também perdeu a direção. Acidente…

% dias atrás

Família de Castro passa férias no Litoral do PR para filho tomar banho de mar com cadeira anfíbia

Atividade é comum para jovens, mas tem um significado especial para o Pedro, que foi…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade