Categorias: DestaquePolítica

Câmara derruba o veto da prefeita sobre atendimento a autistas em escolas de PG

A Câmara de Vereadores de Ponta Grossa derrubou, por unanimidade, na sessão desta quarta-feira (12), o veto da prefeita Elizabeth Schimidt ao projeto de lei que determina que as escolas das redes municipal e particular disponham de profissionais especializados para atendimento aos portadores de transtorno do espectro autista, portadores de doenças raras, que afetam as funções cognitivas e motoras. A proposta foi apresentada pela vereadora Joce Canto.

Como justificativa para o veto, a prefeita alegou que a lei seria inconstitucional, segundo manifestação da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, Elizabeth Schimidt alegou que a Prefeitura já realiza ações específicas no chamado ensino educacional especializado e que não há, no projeto, especificação quanto ao número de profissionais que seria necessário contratar.

As alegações, no entanto, não foram suficientes para convencer os vereadores. A vereadora Joce Canto mobilizou e conseguiu unir todos os parlamentares para a derrubada do veto.

“Esses alunos possuem necessidades de atendimento específicas, que exigem uma abordagem pedagógica diferenciada e adaptada às suas particularidades. Este projeto tem como objetivo garantir a inclusão e a igualdade de oportunidades para os alunos da rede municipal e também particular de ensino”, acrescentou a vereadora Joce.   

Até o mesmo o líder do governo na Câmara, Julio Kuller, vou contra o veto da prefeita. Segundo o parlamentar, a proposta é importante para as crianças e os pais. “A prefeita se viu na obrigação de fazer o veto, mas ela tem se empenhado nesse sentido, de atender as famílias que mais precisam. Em breve, nós vamos fazer algumas observações nessa lei para deixa-la aplicável e implantar as melhorias de maneira gradual”, acrescentou.

Por unanimidade, vereadores derrubaram o veto da prefeita | Foto: CMPG

Mobilização
A votação foi acompanhada por um grupo de pais e entidades e membros do Instituto Observatório da Inclusão e do Grupo Altitude. A advogada Priscila Rechetzki e voluntária das entidades fez um da tribuna para defender a importância do projeto.

“O número de autistas só cresce no Brasil (….). Nós precisamos, tanto nas escolas privadas como nas do Município, de tutores que possam estar orientando, educando nossos filhos, que são autistas. A evolução das crianças é perceptível quando elas são atendidas por profissionais capacitados e sabem o que fazer”, argumentou.

Sansão
Com a derrubada do veto da prefeita, agora a lei municipal será sancionada pelo próprio presidente da Câmara de Vereadores, Filipe Chociai. O que deve acontecer nos próximos dias, com a publicação do texto da lei no Diário Oficial do Município.

Leia também: 
“Paraná vai assumir as 12 escolas cívico-militares tocadas hoje pelas Forças Armadas”, anuncia Hussein Bakri

 

Marcos Silva

Jornalista formado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), com MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Universidade Tuiuti do Paraná. Profissional com quase 20 anos de atuação em redações de rádio, jornal e portais de notícia.

Artigos recentes

Chuvas voltam a causar prejuízos e afetam 16 mil pessoas no Rio Grande do Sul

Cerca de 367 pessoas estão em abrigos temporários e há outras 349 pessoas desalojadas neste…

% dias atrás

Adolescente de 15 anos morre em bairro de Ponta Grossa

Familiares da vítima acionaram as equipes após encontrarem a jovem sem vida. Caso aconteceu na…

% dias atrás

Suspeito de importunar sexualmente a própria filha de 4 anos é preso na região

Diligências tiveram início após um inquérito instaurado para apurar crime de "satisfação de lascívia" mediante…

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região neste sábado (28)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Bebê de 2 meses se afoga com leite materno e é salvo em Ponta Grossa

Durante a ida, os agentes repassaram todas as orientações pelo telefone para a mãe, que…

% dias atrás

FMS diz que irá apurar demora no atendimento em caso de trabalhador que faleceu

Atendimento teria demorado cerca de 50 minutos. Fundação Municipal de Saúde determinou a "apuração imediata…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade