Categorias: Política

Câmara irá analisar decisão do Conselho de Saúde que impede abertura da UPA de Uvaranas

A Câmara Municipal de Ponta Grossa, através do presidente Filipe Chociai (PSD), se posicionou sobre o caso da desaprovação da instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas, dado pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS).

Em nota oficial, divulgada na tarde desta quinta-feira (18), o presidente da Câmara pontua que é contrário à decisão e pede a cópia das atas da reunião que decidiu pela desaprovação para análise.

Além disso, Chociai informou que a Câmara Municipal iniciará um estudo aprofundado sobre a composição e funcionamento dos conselhos municipais. Leia a nota na íntegra:

Venho a público manifestar-me sobre a recente decisão do Conselho Municipal de Saúde contrária à instalação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no bairro de Uvaranas.

Considerando a relevância desta decisão para a saúde pública de nossa cidade, informa que:

  1. Estou requerendo cópias de todas as atas que trataram deste assunto, com o objetivo de analisar detalhadamente os motivos que levaram os conselheiros a tal posicionamento.
  2. Será realizada uma análise minuciosa da legalidade e dos procedimentos adotados durante a votação.
  3. Reafirmo minha posição favorável à instalação da UPA, dada sua importância crucial para o atendimento à saúde da população, especialmente neste momento delicado que enfrentamos.
  4. Solicito respeitosamente aos Conselheiros que reconsiderem seu posicionamento, tendo em vista que a construção da UPA já está em andamento e sua não implementação poderia resultar em prejuízos significativos para a comunidade.
  5. Lamento profundamente a decisão da Administração Municipal de adquirir um terreno a um custo elevado, quando a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ofereceu uma alternativa viável: um terreno e espaço adjacente ao Hospital Universitário dos Campos Gerais.
  6. Ressalto que os recursos utilizados na aquisição do terreno poderiam ter sido integralmente direcionados à atenção básica de saúde, beneficiando um número maior de cidadãos.

Ademais, informo que a Câmara Municipal iniciará um estudo aprofundado sobre a composição e funcionamento dos conselhos municipais, incluindo:

– Avaliação da efetividade da representação das entidades que indicaram os conselheiros.

– Revisão dos critérios de composição dos conselhos.

– Análise se os conselhos estão cumprindo as finalidades para as quais foram criados.

Este estudo visa garantir que os conselhos municipais sejam instrumentos efetivos de participação democrática e representação dos interesses da comunidade.

Reafirmo meu compromisso com a transparência, a saúde pública e o bem-estar de todos os cidadãos de Ponta Grossa.

O caso

A desaprovação aconteceu em uma reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), onde foram decididos – por 10 a 9 – que o CMS não aprovaria a implantação da UPA de Uvaranas, devido à questões técnicas (os motivos específicos, que estão em ata, ainda não foram divulgados pelo Conselho).

A decisão não impacta na construção da unidade, mas pode interferir na abertura da nova UPA. Os pré-candidatos à Prefeitura de Ponta Grossa também se posicionaram sobre o caso, clique aqui e leia mais.

Na tarde desta quarta-feira (17), presidente do Conselho, Gizelle Cherematto, em conversa com o portal BNT rebateu as críticas dos vereadores. “Os vereadores não sabem como funciona o Conselho Municipal de Saúde. Várias vezes já pedimos para participar das discussões e nunca foi nos dado oportunidade, Eles me atacam sem saber da realidade”, comentou.

Leia também: Após negar informação, SBT confirma que Silvio Santos está internado

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade