Categorias: BrasilPolicial

Câmeras corporais reduzem em 87% número de confrontos da PM

Os batalhões da Polícia Militar (PM) de São Paulo que adotaram o sistema de câmeras pessoais tiveram uma redução de 87% nas ocorrências de confronto, segundo levantamento da corporação. Os equipamentos instalados nas fardas dos policiais registram áudio e vídeo em tempo real, e começaram a ser usados em 2020. Segundo a PM, a queda registrada é 10 vezes maior do que nos batalhões que não utilizam equipamentos.

Ainda de acordo com o levantamento da corporação, na comparação entre os meses de junho e outubro de 2019, 2020 e 2021, as ocorrências de resistência às abordagens policiais caíram 32,7% nos batalhões que usam as câmeras operacionais portáteis. Nos demais batalhões, a redução no período ficou em 19,2%.

[RELACIONADAS]

A PM destaca ainda que além de reduzir as mortes devido à ação policial, as câmeras ajudam a preservar os próprios policiais. “As câmeras corporais despontam também como um importante instrumento de defesa e segurança do policial”, enfatiza a nota da corporação divulgada pela Secretaria de Estado da Segurança Pública de São Paulo. Segundo a corporação, o sistema que transmite áudio, vídeo e localização em tempo real “garante uma análise detalhada do cenário de atuação dos policiais em situações de risco e/ou emergência”.

Os batalhões equipados com o sistema também tiveram melhores indicadores de produtividade policial. Nas unidades com câmeras corporais, os flagrantes aumentaram 41,4%, e as apreensões de armas de fogo subiram 12,9%.

Para o advogado especialista em direitos humanos e segurança pública, Ariel de Castro Alves, o uso das câmeras tem reduzido de forma importante os desvios de conduta dos policiais. “O monitoramento dos policiais por meio das câmeras tem diminuído os confrontos, os assassinatos cometidos por PMs e as situações de abusos de autoridade por parte dos agentes”, enfatizou Alves, que também é presidente do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo.

Para o especialista, os resultados mostram que o sistema deve ser expandido. “Isso demonstra que o controle, fiscalização e monitoramento dos agentes é fundamental e precisa ser adotado de forma definitiva como política de segurança pública. A iniciativa das câmeras no fardamento precisa chegar a todos os policiais paulistas”, ressalta Alves, que acredita que a medida possa ser adotada também em todo o país.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Papai Noel chegará de helicóptero em Ponta Grossa na tarde deste sábado (23)

Chegada do 'Bom Velhinho' faz parte da programação especial do Natal Encantado da ACIPG, que…

% dias atrás

Operário relaciona jogadores da base para último jogo do ano na Série B. Veja quais

Como o Fantasma não possui mais possibilidades de acesso à Série A, o time de…

% dias atrás

Sanepar alerta que vilas de PG podem ter abastecimento afetado neste sábado (23). Veja quais

Substituição emergencial de equipamento na região de Uvaranas/Jockey pode afetar, ao menos, cerca de 10…

% dias atrás

Homem relata que teve Whatsapp clonado após receber ligação telefônica na região

Segundo a vítima, um indivíduo se passando por funcionário de uma empresa agrícola ligou para…

% dias atrás

Homem é preso por agredir a esposa e a sogra em bairro de PG

Outros dois homens foram presos em Castro e Piraí do Sul também por agressão contra…

% dias atrás

Prefeitura inaugura ‘Centro de Referência da Mulher Brasileira’ na próxima terça (26)

Unidade oferecerá serviços de orientação, suporte social, psicológico e jurídico, promovendo atividades que incentivem o…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade