Mais de 200 integrantes e apoiadores da Associação Amigos Autistas da Região de Castro (Amar-C) percorreram na manhã deste sábado (06) a principal rua da cidade com faixas e cartazes para celebrar o Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo, comemorado dia 02 de abril.
Comerciantes da rua Dr. Jorge Xavier da Silva também participaram da 4ª Caminhada do Autismo, decorando as vitrines com a cor azul, que faz referência à luta pelos direitos das pessoas autistas.
“Foi muito especial contar mais uma vez com tanta participação e acolhimento. Muitas escolas vieram com a gente, profissionais e familiares. É importante essa conscientização, para que a pessoa com autismo seja vista por toda a sociedade e incluída em todos os lugares”, afirma Angelita Schmidki, presidente da Amar-C e mãe do Diogo, de 21 anos.
Durante o trajeto de 1,4 Km, voluntários distribuíram panfletos, adesivos e levantaram cartazes sobre inclusão e respeito. A equipe da Amar-C reforçou também o convite para que pais e tutores preencham o formulário de cadastro da Associação, disponível no link da bio do Instagram @amarc_autismo.
“Nosso objetivo é levantar o número de autistas na cidade para que possamos levar esse dado aos representantes da Prefeitura, por exemplo. Com base nisso, podem ser definidas políticas públicas como a oferta de terapias e a garantia dos direitos dos autistas”, explica Carol Flugel, mãe do João Guilherme e secretária da Associação.
“No início era um grupo de mães e profissionais, o Família Azul. Aí foram chegando mais e mais pessoas e quando a gente viu tava um grupo grande. Foi quando formamos a Associação”. O relato é da fonoaudióloga especialista em autistas e Alessandra Peixoto Bueno, especialista em autistas que está na Amar-C desde sua fundação. “Tudo o que a Associação faz é gratuito: acolhimento, palestras, orientação para professores e assistência de modo geral”, reforça.
O grupo de WhatsApp da Amar-C tem mais de 250 pessoas que cuidam de crianças e adultos autistas em Castro e outras cidades da região. Ele serve para troca de informações e conhecimento para combater o preconceito e ajudar as famílias a compreenderem o que é o autismo.
A Amar-C tem 12 pessoas na diretoria e mais inúmeros voluntários, como professores, psicólogos, psicopedagogos, médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e outros terapeutas que estão em contato direto com os pais e cuidadores de pessoas autistas.
O grupo também integra pessoas de outras cidades da região, como Piraí do Sul, Carambeí e Ponta Grossa. Para participar, o primeiro passo é entrar em contato com a diretoria da Amar-C pelo (42) 99969-0404.
Leia também: Athletico vence Maringá por 3 a 0 e conquista o 28º título do Paranaense
Veja as previsões para Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário…
Mulher alegou que teria sido golpeada com um soco e um cabo de vassoura pelo…
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade