Categorias: Policial

Caminhão é flagrado transportando carga de madeira sem amarração no PR

A Polícia Rodoviária Federal flagrou na manhã de ontem (2), em Cornélio Procópio (PR), um caminhão carregado com toras de madeira sendo transportadas em carroceria aberta sem qualquer tipo de amarração. O veículo só foi liberado após realizar a fixação da carga com telas e cintas, em conformidade com as normas de trânsito.

Não amarrar a carga quando o próprio veículo não tem estrutura para contê-la é infração grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com pena de multa de R$ 195,23.

A falta de equipamentos obrigatórios ou a utilização destes equipamentos de forma errada ou com defeito, é conduta constantemente flagrada pela PRF no Paraná. Em 2024*, foram realizadas 10.496 autuações por este tipo de infração. No mesmo período do ano passado, outras 10.179 autuações foram registradas, atingindo o total de 19.970 ao final do ano.

Em triste exemplo do potencial lesivo do transporte de cargas em carrocerias abertas, em abril deste ano um motociclista perdeu a vida na BR-277, em Prudentópolis (PR), após ser prensado pela carga de chapas de madeira que se espalhou pela via após o tombamento do caminhão. No fim de maio, outro acidente, desta vez em Cascavel (PR), feriu 12 pessoas que estavam em um ônibus, após a colisão com um caminhão transportando toras de madeira. O caminhão estava com o disco de tacógrafo, que afere velocidade e tempo de direção, vencido.

Leia mais: Polícia Civil de Carambeí recupera objetos furtados de residência 

Após os acidentes, com o espalhamento das cargas, a perícia administrativa realizada pela PRF encontra dificuldade em verificar se a amarração das cargas estavam corretas, em conformidade com as normas de trânsito, reiterando a importância da fiscalização como a deste flagrante em Cornélio Procópio.

O caminhão flagrado sem amarração ainda foi autuado por diversas outras irregularidades, incluindo a falta de certificação do cronotacógrafo, escapamento aberto (descarga livre) e placa ilegível. Ao total, o valor das multas a serem aplicadas ultrapassa o valor de mil reais.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Motoboy colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa e sofre graves ferimentos

Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…

% dias atrás

Ministério regulamenta uso gradativo da força pela polícia

O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…

% dias atrás

Porto Amazonas terá R$ 2,4 milhões para projeto turístico de impacto estadual

Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…

% dias atrás

Prefeitura confirma data da 42ª Festa da Uva, que começa na próxima sexta (24)

Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…

% dias atrás

Primo de jogador do Flamengo é um dos mortos em confronto policial em PG

Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…

% dias atrás

Motorista perde controle e bate veículo em muro deixando crianças feridas em PG

O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade