Categorias: Policial

Caminhão é flagrado transportando carga de madeira sem amarração no PR

A Polícia Rodoviária Federal flagrou na manhã de ontem (2), em Cornélio Procópio (PR), um caminhão carregado com toras de madeira sendo transportadas em carroceria aberta sem qualquer tipo de amarração. O veículo só foi liberado após realizar a fixação da carga com telas e cintas, em conformidade com as normas de trânsito.

Não amarrar a carga quando o próprio veículo não tem estrutura para contê-la é infração grave, prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com pena de multa de R$ 195,23.

A falta de equipamentos obrigatórios ou a utilização destes equipamentos de forma errada ou com defeito, é conduta constantemente flagrada pela PRF no Paraná. Em 2024*, foram realizadas 10.496 autuações por este tipo de infração. No mesmo período do ano passado, outras 10.179 autuações foram registradas, atingindo o total de 19.970 ao final do ano.

Em triste exemplo do potencial lesivo do transporte de cargas em carrocerias abertas, em abril deste ano um motociclista perdeu a vida na BR-277, em Prudentópolis (PR), após ser prensado pela carga de chapas de madeira que se espalhou pela via após o tombamento do caminhão. No fim de maio, outro acidente, desta vez em Cascavel (PR), feriu 12 pessoas que estavam em um ônibus, após a colisão com um caminhão transportando toras de madeira. O caminhão estava com o disco de tacógrafo, que afere velocidade e tempo de direção, vencido.

Leia mais: Polícia Civil de Carambeí recupera objetos furtados de residência 

Após os acidentes, com o espalhamento das cargas, a perícia administrativa realizada pela PRF encontra dificuldade em verificar se a amarração das cargas estavam corretas, em conformidade com as normas de trânsito, reiterando a importância da fiscalização como a deste flagrante em Cornélio Procópio.

O caminhão flagrado sem amarração ainda foi autuado por diversas outras irregularidades, incluindo a falta de certificação do cronotacógrafo, escapamento aberto (descarga livre) e placa ilegível. Ao total, o valor das multas a serem aplicadas ultrapassa o valor de mil reais.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

HU-UEPG Comemora 15 Anos com expansão nos atendimentos e investimentos históricos

Hospital universitário amplia estrutura para 339 leitos, registra 117 mil consultas anuais e investe em…

% dias atrás

Estado lança edital para ampliar jornada de professores da rede estadual

Processo permitirá que 2 mil docentes dobrem a carga horária semanal de 20 para 40…

% dias atrás

Santa Casa de Ponta Grossa dá início às obras no Hospital do Câncer

Uma placa instalada no local divulgou o início das obras, com investimento de R$8,3 milhões…

% dias atrás

Prefeitura de Ponta Grossa inicia campanha de vacinação contra a gripe

A vacinação é voltada para os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com a…

% dias atrás

Ipardes realiza pesquisa inédita em 44 cidades do Paraná para traçar perfil socioeconômico

Levantamento abrange 60 mil domicílios e coletará dados sobre moradia, renda, educação e hábitos dos…

% dias atrás

Veja vídeo do acidente entre carro e ônibus no Centro de PG

No carro estavam três pessoas: o motorista, de 43 anos, um adolescente de 14 anos…

% dias atrás