Nesta tarde de quinta-feira (26), o colégio e faculdade Sagrada Família (FASF), em parceria com a prefeitura de Ponta Grossa, promoveu exames de mama gratuitos para colaboradoras e estudantes. A ação ocorreu na sede auxiliadora no bairro Neves, desde as 14h até 17h.
A coordenadora do curso de enfermagem da FASF, Cláudia Regina Biancato Bastos, destacou a importância da iniciativa: “Essa é uma ação que promove o autocuidado das mulheres e também para fazer o rastreamento precoce do câncer de mama porque o desfecho disso muda muito a história de vida da mulher”.
Apesar da orientação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para que mulheres de 50 a 69 anos que não possuem sinais ou sintomas de câncer comecem a fazer a mamografia a cada dois anos, Ariane Cristiane de Lima, funcionária da FASF, ressaltou a relevância da prevenção, mesmo que não esteja na faixa etária recomendada: “Vim fazer o exame de mama para saber como está minha saúde, apesar de eu não estar na faixa etária adequada para fazer mas sempre me preocupo com isso”, reforça.
No Brasil, conforme as Diretrizes para a Detecção Precoce do Câncer de Mama, a mamografia é o único exame cuja aplicação em programas de rastreamento apresenta eficácia comprovada na redução da mortalidade por câncer de mama, e com base nisso, Leila de Almeida, funcionária do colégio Sagrada Família, também enfatizou a importância da detecção precoce: “Isso é muito importante para nossa saúde porque com o tempo os problemas vão surgindo e esse exame serve justamente para isso, identificar antes que seja tarde”.
Juliana Bubniak, enfermeira da prefeitura de Ponta Grossa, explicou a relevância da mamografia de rotina para mulheres acima dos 50 anos: “O câncer de mama é uma doença muito agressiva e hoje estamos aqui para examinar as mamas, solicitar mamografias para rastrear qualquer sintoma e esclarecer dúvidas”.
Além dessa ação, todas as unidades básicas de saúde (UBS) na cidade estão realizando atividades em alusão ao Outubro Rosa, incluindo exames de mama, preventivo de colo uterino (Papanicolau) e esclarecimentos para a população feminina.
Confira abaixo a reportagem completa de Igor Rugilo:
Leia também: Prefeitura de PG lança edital de apoio a produções audiovisuais através da Lei Paulo Gustavo
Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…
Encontro serviu para ajudar na capacitação e orientação dos fornecedores da unidade do Senac Ponta…
De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, o homem teria sido visto esganando a…
Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem
Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…
A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade