Muitos candidatos apostam em um apelido chamativo para participar da disputa eleitoral. Essa é a forma que eles encontram para serem lembrados, principalmente quando os eleitores desconhecem o nome civil ou até mesmo o número do candidato. Mas nem tudo vale. Apelidos que agridem o eleitorado são proibidos.
A Lei das Eleicoes (Lei nº 9.504/1997) estabelece as regras que devem ser aplicadas pela Justiça Eleitoral quando os candidatos apresentam o nome que desejam que apareça na urna eletrônica.
O artigo 12 da norma determina que esse nome deve ser indicado no pedido de registro de candidatura. Podem ser apresentadas três opções de nome, entre prenome, sobrenome, cognome, nome abreviado, apelido ou nome pelo qual o político é mais conhecido na região em que atua.
O dispositivo esclarece que o nome escolhido não pode gerar dúvida quanto à identidade do candidato, tampouco atentar contra o pudor, ser ridículo ou irreverente.
Leia mais: Saiba quem são os candidatos à vereador em Ponta Grossa nas eleições
O parágrafo 2º do artigo 12 determina que a Justiça Eleitoral poderá exigir do candidato prova de que é conhecido por determinada opção de nome por ele indicado quando seu uso puder confundir o eleitor.
“A Justiça Eleitoral tem o dever de velar pela regra legal e avaliar até que ponto o nome apresentado é atentatório ao pudor, é irreverente ou vai agredir o eleitorado”, explica o secretário judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), Fábio Moreira Lima
Em Ponta Grossa, alguns candidatos decidiram o registro da candidatura com apelidos, trocando o sobrenome pela profissão ou bairro do domicílio. Aparecem também cognomes referindo-se a deficiência física do candidato e mesmo em razão da cor da pele como Irany a Nega.
Em Ponta Grossa alguns candidatos optaram por um ou outro quesito citados.
Confiram:
Cebolinha, Chikita, Crica, Ratinho, Galo Cego, Ireny a Nega, Marcinha do Povo; Paulinho Ceguinho, Suzi Quill (talvez, pela pronúncia da música Suzi Q da banda Credence), Turek, Sacola, Sapo, Grilo do Espetinho.
Gauchinha Calçadão, Lebrinho do Lanche, Celso das Calhas, Adriano Socorro
Adri da Fibromialgia, Adriano da Conveniência, Adriano Barbeiro, Adriano Socorro; Alexandro da Pizzaria, Américo Cuidador; Ataniel Padeiro, Baixinho da Pizzaria, Baixinho da Dalabona, Bruna do Jardim das Flores, Cascavel da Mundi, Selinho da Farmácia, entre outros.
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade