Categorias: Policial

Capão Alto, em Castro, emite nota oficial sobre o ataque de abelhas em alunos e equipe pedagógica

Durante a manhã desta terça-feira (29), na Fazenda Capão Alto, alunos entre 11 a 13 anos e equipe pedagógica de um colégio em Ponta Grossa, foram atacados por um enxame de abelhas na Trilha Ecológica do Tropeiros. O número total de pessoas feridas ainda não foi divulgado, mas havia 80 alunos no passeio e seis profissionais da escola.

Para atender os feridos, Samu prestou atendimento, mas o Corpo de Bombeiros também chegou a ser acionado. A escola realizava o passeio pelo terceiro ano. O Conselho Gestor da Fazenda Capão Alto emitiu uma nota sobre o ocorrido. Após, a situação os alunos continuaram o passeio e os que chegaram a ser encaminhados para a UPA já foram liberados.

Entre os alunos, a assessoria da fazenda disse que a preocupação foi uma estudante que levou múltiplas ferroadas. “Ela ficou em observação na UPA, a mãe dela veio acompanhar e estivemos com ela. Graças a Deus já foi liberada e está tudo bem”.

Nota Oficial

“Nós, do Conselho Gestor da Fazenda Capão Alto, lamentamos muito esse incidente e gostaríamos de ressaltar que continuaremos a prestar toda a assistência necessária aos visitantes da excursão. Informamos também que já acionamos uma equipe técnica de apicultores para realizar o adequado manejo do enxame visando a segurança dos turistas que frequentam nosso atrativo. Agradecemos a agilidade dos profissionais do Samu, que imediatamente atenderam ao chamado da nossa equipe de guias. Felizmente, as pessoas que foram ferroadas pelas abelhas estão bem, inclusive os alunos que foram levados à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Castro, onde também foram assistidos com eficiência e de onde já tiveram alta”.

A nota continua que “agradecemos ainda a pronta atuação da direção do Colégio, que em conjunto com nossa equipe está acompanhando a situação desde os primeiros momentos. Ficamos mais aliviados em saber que, passado o susto, o grupo pôde retomar as atividades previstas na programação e seguiu para uma visita ao Moinho da Castrolanda. Mais uma vez lamentamos esse incidente e reforçamos que continuamos à disposição da direção da escola, da equipe de professores e dos familiares dos estudantes para toda assistência que ainda se faça necessária”.

O posicionamento da Fazenda Capão Alto também detalha que “queremos destacar ainda que, desde 2005, nossa Fazenda Capão Alto recebe de 500 a 700 turistas por mês, em grande parte excursões de estudantes, e que nunca antes havia registrado uma ocorrência semelhante. Embora a situação não seja decorrente de uma ação direta da gestão da fazenda, por se tratar de um incidente em ambiente natural, onde se prima pela preservação de todas as espécies nativas, frisamos nosso compromisso em oferecer uma experiência segura e agradável a todos os turistas. Por isso, redobraremos a observação dos pontos de visitação para, se necessário, interditar acesso a locais com presença de abelhas. Aproveitamos para divulgar alguns cuidados básicos para evitar incidentes com abelhas, como: não mexer ou fazer vibrações próximas a enxames e evitar perfumes e roupas coloridas em trilhas, pois podem atrair os bichinhos. Em caso de ferroada, lembramos que é importante afastar-se rapidamente da colmeia e procurar atendimento emergencial em casos de falta de ar ou de múltiplas picadas”.

Por fim, a nota expressa que “deixamos aqui um abraço carinhoso e especial às crianças e professores envolvidos na situação que, com compreensão e boa vontade, também nos ajudaram a superar esse momento de preocupação. Que possamos nos ver novamente em breve, para uma nova experiência junto da nossa História e da natureza”.

Relembre: Grupo de alunos e equipe pedagógica são atacados por abelhas na Fazenda Capão Alto em Castro

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Bosque de Luz retorna a Ponta Grossa para abrir o Natal 2024 com jardim mágico

Espetáculo traz novas atrações e promete transformar o Parque Linear em um conto natalino

% dias atrás

Adolescente de 16 anos está desaparecida desde terça (19)

Marcela saiu do colégio por volta das 12h30min e foi em direção à casa do…

% dias atrás

Política de Cotas da UEPG completa 3 anos com mais de 500 inscrições por ano de candidatos negros no vestibular

De acordo com a Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), em 2024, 505 candidatos se…

% dias atrás

PF indicia Bolsonaro e mais 36 pessoas em inquérito de tentativa de Golpe

Além do ex-presidente da República, Alexandre Ramagem, Valdemar da Costa Neto, Augusto Heleno e Braga…

% dias atrás

UBS Thereza Vianna realiza ação de conscientização para a saúde masculina em Piraí

Evento de Novembro Azul promove palestras, testes rápidos e consultas para incentivar os cuidados preventivos…

% dias atrás

Desfile de abertura da 33ª Münchenfest altera trânsito no centro de PG

As alterações incluem o fechamento da avenida Vicente Machado, entre as ruas Balduíno Taques e…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade