Capitã Maria Fernanda é a primeira mulher na história a assumir comando do Colégio da Polícia Militar de Curitiba
Nesta quinta-feira (22) o Colégio da Polícia Militar (CPM) em Curitiba testemunhou um momento histórico durante a cerimônia de transmissão de comando, que marcou a ascensão da primeira mulher ao cargo de comandante da instituição. O Major Alan Cesar Santana Lopes passou o comando do CPM para a Capitã Maria Fernanda de Carvalho de Deus.
A solenidade militar foi carregada de emoção e simbolismo, contando com a presença de autoridades civis e militares, incluindo o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, e o Chefe do Estado-Maior da PMPR, Coronel Valmor Anderson Pereira.
A nova comandante possui uma vasta formação e experiência, tanto na esfera militar quanto civil, demonstrando um compromisso contínuo com o seu desenvolvimento profissional. Ao longo de sua carreira, ela desempenhou diversas funções, desde coordenar o policiamento da unidade (CPU) até liderar a seção de pessoal do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.
Além disso, a capitã acumula experiência como Diretora de Turno do CPM (2011 a 2015) e como Subcomandante e Chefe da Divisão de Ensino do CPM do Paraná, de 2021 a 2022.
A transição do comando do CPM para a capitã não apenas marca um momento histórico para a instituição, mas também serve como um exemplo de superação e conquista para todas as mulheres policiais militares.
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região