Capitã Maria Fernanda é a primeira mulher na história a assumir comando do Colégio da Polícia Militar de Curitiba
Nesta quinta-feira (22) o Colégio da Polícia Militar (CPM) em Curitiba testemunhou um momento histórico durante a cerimônia de transmissão de comando, que marcou a ascensão da primeira mulher ao cargo de comandante da instituição. O Major Alan Cesar Santana Lopes passou o comando do CPM para a Capitã Maria Fernanda de Carvalho de Deus.
A solenidade militar foi carregada de emoção e simbolismo, contando com a presença de autoridades civis e militares, incluindo o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Jefferson Silva, o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, e o Chefe do Estado-Maior da PMPR, Coronel Valmor Anderson Pereira.
A nova comandante possui uma vasta formação e experiência, tanto na esfera militar quanto civil, demonstrando um compromisso contínuo com o seu desenvolvimento profissional. Ao longo de sua carreira, ela desempenhou diversas funções, desde coordenar o policiamento da unidade (CPU) até liderar a seção de pessoal do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.
Além disso, a capitã acumula experiência como Diretora de Turno do CPM (2011 a 2015) e como Subcomandante e Chefe da Divisão de Ensino do CPM do Paraná, de 2021 a 2022.
A transição do comando do CPM para a capitã não apenas marca um momento histórico para a instituição, mas também serve como um exemplo de superação e conquista para todas as mulheres policiais militares.
Lucas Portela
Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.