Categorias: Campos Gerais

Carambeí celebra o Dia da Consciência Negra com arte e cultura

Na tarde da última quarta-feira (20), o Paço Municipal de Carambeí recebeu diversas apresentações em referência à celebração pelo Dia da Consciência Negra. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Carambeí, reuniu apresentações culturais, artísticas e momentos de reflexão, contando com a presença de autoridades, artistas e comunidade.

A prefeita Elisangela Pedroso abriu o evento destacando a importância da data. “Hoje celebramos a riqueza da cultura afro-brasileira e reforçamos o compromisso de Carambeí com a luta pela igualdade e o respeito às nossas raízes. Esse é um dia de reflexão e valorização da história de resistência do povo negro”, afirmou.

O professor Carlão, também em discurso inicial, enfatizou o significado da data para a comunidade. “O Dia da Consciência Negra é um momento de luta e resistência. É sobre lembrar nossas raízes, reconhecer os desafios enfrentados e fortalecer a luta por uma sociedade mais justa e igualitária”, declarou. A diretora de Cultura, Marli Menarim, acompanhou de perto as apresentações e reforçou a importância de momentos como esse para promover inclusão e valorização da diversidade cultural.

A programação foi aberta com a declamação de um poema pelos alunos do Teatro Municipal. A apresentação celebrou o Dia da Bandeira, ocorrido no dia 19 de novembro, e foi integrada à festividade do feriado seguinte como forma de valorizar também esse símbolo nacional. Na sequência, a Fanfarra Municipal de Carambeí, liderada pelo professor Rafael, trouxe diversas músicas em sua performance.

O evento teve como um dos pontos altos a apresentação do MyDance Ballet School, que encantou a plateia com o espetáculo Rei Leão. Sob a direção geral de Ivo Athanagildo de Almeida Rosas e a direção artística de Mylena Sidenco Rosas, o show reuniu dança contemporânea, afro, jazz e musical. A produção contou com a participação dos alunos do projeto social do MyDance e das turmas particulares, promovendo uma integração cultural e artística marcante.

Além disso, o Grupo Jazz apresentou uma coreografia vibrante, e a aluna Alana Pires, do Studio de Teclado Cris-ór-Som, interpretou a canção Ilê Pérola Negra, de Daniela Mercury.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Banda Lyra dos Campos celebra aniversário de 72 anos neste sábado em PG

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…

% dias atrás

Anima Sesc promete viagem aos anos 80 e 90 com atrações nerds e culturais em PG

A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…

% dias atrás

Regiões de Uvaranas e Cará-Cará podem ficar sem água hoje

Sanepar alega que, pelo fato de o sistema de abastecimento estar comprometido, pode haver oscilação…

% dias atrás

Ponta Grossa recebe final do Paranaense de futsal-sub-14 neste fim de semana; confira tabela

Duelos serão no Ginásio Oscar Pereira, com entrada gratuita ao público; time ponta-grossense luta pelo…

% dias atrás

Prefeitura de PG realiza aula instrutiva contra afogamentos

Ação foi ministrada por Subtenente do Corpo de Bombeiros, para ensinar técnicas de segurança em…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade