Foto: Soul Parques
O Paraná se prepara para mais um Carnaval repleto de atrações que atendem a todos os perfis de turistas. Seja para quem busca agitação em blocos tradicionais ou quem prefere tranquilidade em meio à natureza, o Estado oferece diversas opções para aproveitar o feriado prolongado, que neste ano ocorre entre 1º e 5 de março.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Carnaval de 2025 movimentará R$ 12,03 bilhões na economia do país, um crescimento de 2,1% em relação ao ano anterior. Os setores de alimentação, transporte e hospedagem devem concentrar a maior parte da receita gerada pelo turismo durante esse período.
De acordo com Márcio Nunes, secretário estadual do Turismo, o Paraná deve receber um grande número de visitantes. “A expectativa é atrair mais de 868 mil turistas estrangeiros para as festividades. O Estado não fica de fora desse movimento, oferecendo uma programação variada que gera emprego, renda e reforça a importância do turismo para a economia local”, afirmou.
Em Curitiba, a Avenida Marechal Deodoro será palco do desfile oficial dos blocos e escolas de samba nos dias 1º, 2 e 3 de março. Além disso, outros eventos do calendário carnavalesco da cidade prometem movimentar o comércio e os serviços locais.
No Litoral, as cidades já preparam suas tradicionais festividades. Guaraqueçaba realiza seu famoso baile na Ilha Rasa no dia 1º de março. Guaratuba inicia as comemorações em 28 de fevereiro com o Grito de Carnaval, estendendo a programação até o dia 4. Pontal do Paraná promove festas em cinco balneários (Praia de Leste, Santa Terezinha, Ipanema, Shangri-lá e Pontal do Sul) entre os dias 1º e 4.
Antonina, um dos destinos mais tradicionais da folia paranaense, recebe blocos, bandas e trios elétricos de 28 de fevereiro a 4 de março. Em Morretes, as celebrações ocorrem às margens do Rio Nhundiaquara. Já Paranaguá mantém viva a tradição do Banho de Mar à Fantasia, com desfile de blocos no domingo (23).
No interior, Londrina promove o desfile do Bloco Vê Se Pode no Parque de Exposições Ney Braga, no dia 3 de março. Ponta Grossa inicia as festividades no dia 22 com o Grito de Carnaval e segue com programações nos dias 28, 1º, 2, 3 e 4 de março. Ivaiporã, por sua vez, realiza sua folia no Parque Ambiental Jardim Botânico, com trio elétrico no dia 2 e matinê infantil no dia 3.
Para quem prefere um Carnaval mais tranquilo, o Ekôa Park, em Morretes, é uma excelente alternativa. Localizado dentro da Grande Reserva Mata Atlântica, o parque contará com atividades especiais para famílias, como Caça ao Tesouro na Natureza, oficinas de artesanato sustentável e jogos interativos. Segundo Tatiana Perim, diretora-executiva do Ekôa Park, a programação busca integrar diversão e conscientização ambiental.
No Oeste do Estado, o Parque Nacional do Iguaçu abrirá mais cedo durante o Carnaval. O local oferecerá apresentações musicais no Centro de Visitantes e no Espaço Porto Canoas, com um repertório especial de samba e pagode, além de pintura facial para crianças e adultos.
O Parque Estadual de Vila Velha, nos Campos Gerais, também terá uma programação diferenciada, com caça a itens de Carnaval, oficinas de máscaras e apresentações com balões. Além disso, atrações como tirolesa, arvorismo e trilhas estarão funcionando normalmente para quem busca aventura.
O turismo ferroviário também entra no clima carnavalesco com o Carnatrem, passeio conduzido por uma locomotiva a vapor de 1884, que percorre a Estrada de Ferro Princesa Isabel, ligando Morretes a Antonina.
Em Curitiba, os foliões podem aproveitar o Zombie Walk, no dia 2 de março, onde milhares de pessoas fantasiadas de zumbis tomam as ruas do centro. A cidade também recebe eventos como o Psycho Carnival, de 27 de fevereiro a 4 de março, e o GABAON, uma celebração católica que une fé e festividade nos dias 1º a 4 de março.
Com tantas opções, o Paraná se consolida como um destino versátil para o Carnaval, garantindo diversão para todos os estilos.
Leia também: Moacyr Fadel destaca papel das associações municipais no desenvolvimento regional.
No empate em 1 a 1 entre Operário e São Joseense, destaque para os gols…
O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…
O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.
Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.
Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.
Para o deputado, o desenvolvimento das cidades deve ser prioridade na formulação de políticas públicas.
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade