Na tarde desta sexta-feira (8), a Prefeitura de Ponta Grossa inicia a entrega, pelos Correios, dos quase 176 mil carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022. Na semana passada, a Secretaria Municipal da Fazenda prorrogou para o dia 29 de abril o vencimento para pagamento do tributo neste ano, tanto para a cota única com desconto, como para a 1ª e para a 2ª parcela.
Cláudio Grokoviski, secretário municipal da Fazenda, comenta que mesmo com a data retroativa de vencimento nos carnês, a Prefeitura já orientou as instituições bancárias para que concedam o desconto no pagamento da cota única, em acordo com a regulamentação vigente, bem como, que não sejam cobrados juros e multa do contribuinte que pagar a 1ª e a 2ª parcela até o dia 29 de abril. “Lembramos que o contribuinte poderá usar o mesmo boleto que está no carnê, pois as instituições bancárias estão orientadas a garantirem o desconto. O munícipe não será prejudicado, de forma alguma, pelo atraso da entrega dos carnês”, salienta.
O secretário comenta que até o momento, a partir da emissão do boleto pela internet, 31.941 cadastros quitaram a 1ª parcela, enquanto 36.799 já pagaram com desconto a cota única. Dessa forma, 68.740 contribuintes já utilizaram o serviço on-line para acertar o IPTU com o Município. “Aproximadamente 40% dos contribuintes já quitaram ou pagaram a 1ª parcela do IPTU. Além disso, tivemos uma maior adesão no pagamento on-line neste ano, considerando que em 2021, apenas 7.116 cadastros efetuaram a baixa do boleto pela internet.”, relata.
Em 2022, o Município conta com 175.941 cadastros de contribuintes, o que representa uma estimativa de arrecadação de R$ 158.954.604,18 contando IPTU e Taxa de Lixo. “Em virtude disso, deixamos claro que o atraso na entrega dos carnês impressos do IPTU não gerou impactos negativos para a arrecadação do Município e o cumprimento dos compromissos da Prefeitura”, finaliza Grokoviski.
De acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda, a empresa licitada deveria ter entregado os carnês no dia 20 de fevereiro. No entanto, mesmo sendo constantemente notificada por e-mail e por telefone, a entrega não foi efetuada, o que resultou no atraso da entrega para o munícipe.
O Município informa também que devido ao atraso dos carnês impressos pela gráfica contratada, a Prefeitura já toma as medidas cabíveis, para cumprimento do contrato.
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