Não é preciso inventar. O mundo inteiro está buscando alternativas para substituir combustíveis poluentes como carvão, gasolina, diesel e gás. Já houve e continuam ocorrendo guerras e conflitos motivados pela disputa por combustíveis fósseis.
Nós aqui no Brasil ja temos condições, conhecimento e tecnologia para ampliar e diversificar nossa matriz energética, temos produção de energia por biomassa, luz para energia fotovoltaica e vento para energia éolica. Infelizmente ao invés de incentivos, temos taxações que vão contra o movimento de adesão à estas matrizes energéticas.
E nós temos o etanol ! O etanol é renovável, considerado limpo e sustentável. Fruto de um projeto dos anos 70, Pro Álcool, muito bem sucedido, que foi a alternativa aos aumentos absurdos da gasolina, numa ação coordenada pela OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Após muitos anos e dificuldades, tais como o motor que não “pegava” com baixas temperaturas, foi conseguido o êxito com uma boa motorização auxiliada por partida a gasolina. Depois veio outra inovação com o motor Flex.
Agora, com as preocupações de sustentabilidade e energia renovável, seria fundamental o incentivo dos governos para usar mais etanol como combustível. Assim teríamos uma ótima alternativa, rápida e relativamente limpa para que todos pudéssemos contribuir para diminuir a emissão de CO2, a redução de combustíveis fósseis e os efeitos das mudanças climáticas. A população certamente iria usar mais etanol, é só baixar o preço em relação à gasolina para compensar o rendimento.
E que tal um carro híbrido, motorizado a etanol e com o acréscimo de energia produzida nas frenagens, no funcionamento do motor e nas recargas em postos elétricos ? E com a grande vantagem de não precisar grandes baterias e o descarte delas, os grandes empecilhos para a motorização totalmente elétrica.
Que moderno, inovador e sustentável para o meio ambiente! O Brasil pode ser líder mundial em descarbonização veicular e ainda obter créditos de carbono com retorno para nossa sociedade. Nosso país na vanguarda.
Isso já é realidade, é possível mas é preciso mais incentivos e menos imposto, para que tenhamos mais carros híbridos, com etanol e eletricidade.
Baixa o preço do etanol já !
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade