BNT NEWS
A Casa do Artesão de Ponta Grossa tem se consolidado como um importante polo cultural e de valorização do trabalho manual na cidade. Em entrevista concedida ao BNT News, a presidente da entidade, Marluci Meire, destacou as oficinas temáticas oferecidas à comunidade, como parte da contrapartida social pelo uso da Concha Acústica – um prédio histórico tombado onde o grupo está instalado.
“Essas oficinas já são realizadas há bastante tempo e têm como objetivo aproximar o público do artesanato e da cultura local. A última, por exemplo, foi no dia 2 de maio, com tema voltado ao Dia das Mães”, contou Marluci.
As atividades são abertas ao público e gratuitas, com vagas limitadas. Um dos destaques dessa última edição foi a parceria com o grupo de capoterapia, voltado à terceira idade. “A capoterapia é uma atividade física inspirada na capoeira, mas adaptada para idosos, com movimentos leves e que ajudam na mobilidade e no bem-estar”, explicou.
Segundo Marluci, o engajamento da população tem sido crescente. “Recebemos muitos contatos pelas redes sociais. Crianças, jovens, adultos, todos participam. É muito gratificante ver esse envolvimento”, afirmou.
Além das oficinas, a Casa do Artesão abriga o trabalho de 22 artesãs que produzem uma grande variedade de peças: utilitários em tecido, bijuterias, artigos para casa, souvenirs da cidade e também o tradicional artesanato em palha de milho, reconhecido como patrimônio cultural de Ponta Grossa.
“Cada peça é única. Mesmo que a artesã tente repetir, sempre há um detalhe diferente, o que torna o presente ainda mais especial”, destacou Marluci, mencionando o bom movimento no local durante o período do Dia das Mães.
A Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, sem fechar para o almoço, e aos sábados das 9h às 13h. Marluci ressaltou que o espaço é seguro para visitantes, com apoio da Guarda Municipal e de projetos como o Praça Feliz, que têm contribuído para revitalizar a área.
A associação também está aberta para novos integrantes. “Qualquer pessoa a partir de 18 anos pode se inscrever. Basta comparecer à Casa, onde uma equipe de artesãs avalia o material, priorizando sempre a qualidade”, explicou. É possível ter mais de uma artesã atuando no mesmo segmento, desde que mantenham a originalidade das peças.
A programação das próximas oficinas já está disponível nas redes sociais da Casa do Artesão. “Estamos preparando atividades especiais para junho e julho, com temas relacionados às festas juninas e à comemoração da padroeira da cidade”, concluiu Marluci.
Interessados podem acompanhar as novidades e realizar inscrições pelo Instagram (@casadoartesaopg) e Facebook (Casa do Artesão Ponta Grossa).
Assista ao vídeo
Leia também Inscrições para a Companhia de Dança de Ponta Grossa são homologadas
Briga em bar no Cará-Cará termina com prisão de dois homens pela GCM. Um simulacro…
Panela com óleo no forno provoca incêndio em casa no Uvaranas. Vizinhos controlam chamas antes…
Hospital Materno-Infantil é acusado de quebra de sigilo ao repassar dados de menino falecido a…
Secretaria da Agricultura reforça ações para proteger avicultura do Paraná após foco de gripe aviária…
GCM prende mãe e apreende filha após flagrante com meio quilo de maconha em Uvaranas,…
Nota Paraná já sorteou cinco prêmios principais em 2025, incluindo dois de R$ 1 milhão…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade