“A maioria dos pedidos de socorro são silenciosos, um sinal muito comum é quando a pessoa se isola das demais por não sentir que será compreendida ou aceita na sua dor. Sinais de desleixo em relação a aparência ou piadas depreciativas podem indicar problemas na auto estima. Outros podem demonstrar sinais de irritação além do normal, agitação e cansaço. E em alguns casos até compulsões como abuso de álcool e drogas, trabalho em excesso, comida em excesso”.
“Acontece que geralmente a pessoa demora a procurar ajuda psicológica por achar que está bem ou que são os outros quem precisam mais que ela. Outras pessoas também não acreditam que um tratamento psicológico possa ajudá-las, sendo que quando acredita nisso nem se quer tenta ou se abre para essa possibilidade de melhorar.”
De acordo com o psicólogo, alguns passos simples porém importantes podem ajudar nessa situação. Ações como simplesmente ouvir atentamente, acolher sem julgamentos, evitar comparações ou diminuir a dor do outro podem ser de grande ajuda em momentos de necessidade. Além disso, também é importante reconhecer que é limitado na sua capacidade de ajudar, além de orientar a procurar ou continuar o tratamento psicológico/psiquiátrico.
Moradores da região do Jardim Maracanã e do bairro Ronda relataram situações de alagamento em…
A via tinha sido interditada sentido Norte, com apenas uma faixa de rolamento. Informação foi confirmada…
Quinzenalmente no podcast Proza com Mazer, trago debates sobre sexualidade e saúde mental. Envie sua…
Diretores da empresa estiveram na Câmara Municipal onde explicaram sobre o trabalho que vem sendo…
Segundo informações da PRF, o sentido norte da rodovia está totalmente interditado, enquanto o sentido…
A primeira parada do projeto ocorrerá no CRAS Nova Rússia, localizado na Rua General Rondon,…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade