Categorias: Campos Gerais

Castrense morto na Guerra da Ucrânia recebe homenagem na Câmara Municipal

Durante a sessão de quarta-feira (17) na Câmara Municipal de Castro, uma homenagem ao castrense Murilo Lopes Santos, de 26 anos, morto na Guerra da Ucrânia, foi realizada pelos vereadores. Por alguns minutos, o vereador Joel Elias Fadel, usou a tribuna. A mãe de Murilo estava presente e bastante emocionada recebeu flores.

Murilo que lutava na Guerra da Ucrânia, faleceu no país na sexta-feira (5), na cidade de Kreminna. Uma cerimônia de sepultamento foi realizado no Cemitério Militar de Kiev, nesta manhã de quinta-feira (18). A mãe, Rosângela Pavin Santos, disse que “não tive condições de participar de uma vídeo-chamada. Então pedi para que gravassem e ainda não recebi o vídeo. Mesmo quando receber sei que ainda não vou querer ver, não consigo”.

O jovem se alistou voluntariamente e chegou ao país do leste europeu no dia 3 de novembro de 2022. No Brasil, o jovem serviu o Exército em Castro por cerca de um ano e meio. Murilo desembarcou em Cracóvia, na Polônia, e pegou um ônibus até a divisa com a Ucrânia.

Durante a homenagem, Joel comentou que Murilo decidiu se alistar voluntariamente para a Ucrânia. “Fluente em três idiomas, de certa forma era alicerce, o líder dos demais brasileiros em solo ucraniano. Porém, no dia 5 de julho, Murilo se apresentou para fazer parte de um grupo de 10 combatentes em uma perigosa missão. Durante um momento crítico, o castrense não exitou em colocar a segurança dos outros acima da sua própria. Seu ato de bravura salvou vidas, mas custou a sua própria vida. Apenas oito soldados voltaram. Um soldado de nacionalidade australiana também perdeu sua vida. Esse é relato de um amigo que fez parte da missão e está ferido em um hospital”.

Sobre o sepultamento ser na Ucrânia, Rosângela disse que respeitou a vontade de Murilo. Na semana passada, uma Missa Especial foi realizada na Igreja Matriz de Sant’Ana, em Castro.

Relembre: Castrense que morreu na guerra será sepultado na Ucrânia

Matheus de Lara

Jornalista formado pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado em dezembro de 2019, já trabalhou por dois anos em jornal impresso em conjunto com um portal de notícias. Atualmente exerce o cargo de jornalista no Portal Boca no Trombone, desde 13 de março de 2023.

Artigos recentes

Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de PG já gastou na campanha eleitoral

Dados são do início da campanha até o dia 18 de setembro. A Lei Eleitoral…

% dias atrás

Quando acionar o CRAR? Entenda os serviços prestados aos animais em risco em PG

O CRAR de Ponta Grossa resgata animais em risco, promove castração, adoção e devolução. Castração…

% dias atrás

Jovem é preso em flagrante com 78 pedras de crack na região

Além do entorpecente, também foi encontrado 25 gramas de maconha, munição calibre 38, além de…

% dias atrás

Workshop gastronômico acontece em Ponta Grossa no dia 27

O evento pretende ensinar aos participantes como cozinhar refeições nutritivas e com praticidade para se…

% dias atrás

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade